Raquel era a esposa de Jacó, mas ela era estéril e lutava por anos para engravidar. Finalmente, Deus ouviu suas preces e ela concebeu e deu à luz um filho chamado José, que se tornaria um dos patriarcas mais importantes na história de Israel.
Nesse texto você irá descobrir:
- História de Raquel
- Raquel e a inveja de sua irmã Lia
- O clamor de Jacó para que Raquel engravidasse
- Raquel morre ao ter seu segundo filho
A história de Raquel
Raquel é uma personagem importante na Bíblia, seu nome significa “ovelha”. Ela era a filha mais nova e mais bonita de Labão e tinha uma irmã chamada Lia.
A Bíblia menciona Raquel pela primeira vez quando Jacó, seu futuro esposo, chega à cidade de Harã, onde a encontra cuidando de suas ovelhas. Jacó se apaixona por ela a primeira vista e promete trabalhar sete anos para Labão para poderem se casar (Gênesis 29:16-20).
Depois dos sete anos de trabalho, Labão engana Jacó e dá sua filha Lia em vez de Raquel. Jacó ficou indignado, mas por amá-la muito, aceitou trabalhar mais sete anos para finalmente casar-se com ela (Gênesis 29:21-30).
Importante: Indicação Bíblia Legal
Formação em Teologia Online
Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?
► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia
Raquel e a inveja de sua irmã Lia
Após 14 anos de trabalho, finalmente Jacó e Raquel se casam, mas logo descobrem que ela era estéril e não podia ter filhos. Isso fez com que ela ficasse com muita inveja de sua irmã Lia, que já era mãe de vários filhos.
Apesar de Lia já ter tido filhos com Jacó, os sentimentos dela não eram correspondidos por Jacó, pois a bíblia diz que ele amava Raquel mais do que ela, e Lia se sentia infeliz por isso. Contudo, ainda assim, ela deu a luz aos filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom (Gênesis 35: 23).
Raquel começou a ficar muito triste e amargurada por não conseguir dar filhos a Jacó. Então, em um ato de desespero, ela deu a Jacó sua serva Bila para que tivesse filhos com ele, e ela deu a luz a Dã e Naftali (Gênesis 30:6-8). Depois, Raquel deu sua serva Zilpa, que teve mais dois filhos: Gade e Aser (Gênesis 30:11-13).
O clamor de Jacó para que Raquel engravidasse
Por não conseguir engravidar, Jacó percebeu a angústia de sua esposa que dizia a ele: “Dá-me filhos, senão morro” (Gênesis 30:1-2).
Jacó, que amava Raquel, se entristeceu com o apelo da esposa, mas confiante nas promessas de Deus, pediu a Ele para abençoá-la com um filho.
Ele começou a orar ao Senhor pedindo que ouvisse o lamento de Raquel e, foi então, que o Senhor ouviu as orações de Jacó e abençoou a Raquel:
“Lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu-lhe a madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho; e disse: Deus retirou de mim o meu opróbrio” (Gênesis 30:22-23). Raquel finalmente conseguiu engravidar e teve seu primeiro filho, José (Gênesis 30:1-22).
A alegria de Raquel foi imensurável, e ela agradeceu a Deus por esta bênção, que foi a realização do seu maior desejo.
Raquel morre ao ter seu segundo filho
Após o nascimento de José, Raquel teve outro filho. Entretanto, este parto foi muito difícil e a deixou em estado grave, levando-a a falecer logo em seguida.
Em Gênesis 35:16-19, é relatado o momento de sua morte: “Partiram de Betel; e, tendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, Raquel começou a dar à luz, e teve grande sofrimento. Enquanto sofria muito, a parteira lhe disse: Não temas, porque também terás este filho. E aconteceu que, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai o chamou Benjamim.”
Portanto, Raquel teve dois filhos: José e Benjamim. José se tornou um importante líder e profeta do povo de Israel, e Benjamim foi o último dos filhos de Jacó.
Seu relacionamento com sua irmã, Lia, apesar de ter sido cheio de ciúmes e rivalidade, mostra que, mesmo em meio à circunstâncias difíceis, elas tiveram que aprender a confiar em Deus e a encontrar a felicidade em meio às lutas da vida.
A história de Raquel é um exemplo de perseverança em busca de um sonho e confiança em Deus, mesmo diante de dificuldades e provações. Seu relato é um testemunho do cuidado que Deus tem pelas pessoas que buscam Sua vontade, e uma prova da Sua fidelidade em cumprir Suas promessas.