Adão e Eva são narrados na Bíblia como os primeiros seres humanos a existir na Terra. Após a criação do Universo, dos animais e das plantas, Deus criou Adão (Gênesis 1:26-31). Porém, a história conta que um tempo depois, ao se sentir muito sozinho, Deus resolve criar uma companheira a partir de sua costela (Gênesis 2:18-23). A partir de então, os dois passam a viver juntos no Jardim do Éden.
Nesse texto você irá descobrir:
- O Jardim do Éden
- A vida de Adão e Eva no paraíso
- O fruto proibido e a morte espiritual
- Quem foi o primeiro filho de Adão e Eva?
- Quem foi a primeira mulher de Adão?
- Quantos anos viveram Adão e Eva?
O Jardim do Éden
O jardim do Éden, segundo as escrituras, era o lugar que Deus havia criado para que a humanidade desfrutasse da vida ao lado Dele. Sendo assim, era um lugar com terra fértil, árvores frutíferas, ervas, animais domesticáveis, selvagens e aves (Gênesis 2:15-17).
Das árvores presentes no jardim, duas delas se destacavam: a da vida e a do conhecimento do bem e do mal.
A árvore da vida dava como fruto a vida eterna ao homem e a árvore do conhecimento do bem e do mal representava um teste moral. Por isso, Deus proibiu o consumo desse fruto que, se consumido, levaria a morte espiritual.
Importante: Indicação Bíblia Legal
Formação em Teologia Online
Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?
► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia
A vida de Adão e Eva no paraíso
Adão e Eva viviam como marido e mulher no Jardim do Éden, um lugar paradisíaco onde viviam em plenitude, na presença de Deus.
O Senhor Deus havia dito que eles poderiam desfrutar de tudo o que havia no paraíso, exceto comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Caso eles comessem, eles se tornariam mortais e seriam expulsos do Jardim do Éden e de Sua presença. Apesar disso, eles tinham o livre arbítrio e, comer ou não, seria uma escolha deles.
O fruto proibido e a morte espiritual
Certo dia, Eva estava próxima à árvore do conhecimento do bem e do mal e, segundo as escrituras, uma serpente a tentou comer do fruto da árvore.
A serpente teria dito a Eva que não havia problema algum e que ela não morreria por comer o fruto (Gênesis 3:1-6).
Então, Eva foi tentada pela serpente, comeu o fruto proibido e depois de convencer Adão a comer também, os olhos de ambos foram abertos e perceberam que estavam nus (Gênesis 3:6).
Como resultado, depois de ouvir de Deus quais seriam as consequências de sua desobediência, ambos foram expulsos do Paraíso e condenados a morte eterna (Gênesis 4:23).
A partir de então, Adão e Eva tiveram que enfrentar diversas adversidades, como a escassez de alimentos e a dificuldade para criar seus filhos.
Quem foi o primeiro filho de Adão e Eva?
Após a expulsão do paraíso, Adão e Eva tiveram muitos filhos que, aos poucos, foram povoando a terra.
Os dois primeiros filhos do casal foram Caim e Abel, sendo Caim o primeiro filho a nascer. Caim foi lavrador da terra, enquanto Abel foi pastor de ovelhas (Gênesis 4:1-2)..
Quem foi a primeira mulher de Adão?
Na Bíblia, Eva é mencionada como a primeira esposa de Adão e a primeira mulher da humanidade.
Entretanto, existem histórias de que antes de Eva, Adão teria tido outra mulher, Lilith, que se rebelou devido ao fato de não aceitar ser submissa a Adão.
Porém, apesar de alguns estudiosos dizerem ter provas da história de Lilith nas escrituras, não existem evidências concretas de que isso ocorreu, pois a bíblia não a menciona claramente.
Quantos anos viveram Adão e Eva?
A Bíblia relata que Adão faleceu com 930 anos! Durante todo o período de sua vida ele pode conviver com diversos descendentes, sendo todos eles mencionados em sua genealogia, incluindo o número de filhos que tiveram e a idade a qual faleceram.
Entretanto, as escrituras não mencionam a idade de falecimento de Eva, visto que na genealogia bíblica só há o registro de homens.
Sendo assim, também não há registro e não se sabe quantas filhas foram geradas por Adão e Eva.
Adão e Eva são grandes referências para nós sobre os resultados de se desobedecer às ordenanças de Deus.
Apesar de termos que carregar conosco muitas dessas consequências, devido ao seu infinito amor e misericórdia, o Deus criador dos céus e da terra enviou Seu único Filho para que nos poupasse da morte eterna.
Com Sua vinda e Seu sacrifício, Jesus levou sobre Si as consequências do pecado original, nos possibilitando viver em retidão de forma a podermos ser redimidos e viver com Deus novamente, nessa vida e na vida eterna.