BIBLIA LEGAL

O que é Avivamento?

O avivamento é uma experiência espiritual de renovação e despertar, trazendo fervor e paixão pela fé. Porém, muitos ainda têm dificuldades em entender o real significado de avivamento. Neste artigo, exploraremos biblicamente o significado desse fenômeno e como ela impacta em nossas vidas.

Nesse texto você irá entender:

  • Significado de Avivamento
  • Avivamento no Antigo Testamento
  • Avivamento no novo testamento
  • Avivamento no dia de Pentecostes
  • Avivamento nos dias de hoje

significado-de-avivamento

Significado de Avivamento

Na Bíblia, “avivamento” refere-se a um reavivamento espiritual e renovado interesse pelas coisas de Deus. É um despertar que leva as pessoas a se arrependerem de seus pecados, buscarem a Deus com fervor e se comprometerem em viver de acordo com os Seus princípios.

O avivamento se dá através de uma busca sincera e genuína pela presença do Senhor em nossas vidas, onde ele perdoa nossos pecados e nos renova: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

O avivamento aumenta nossa e nosso intenso desejo de uma busca mais intensa pela presença de Deus, transformação pessoal e coletiva, bem como uma paixão renovada pela adoração, serviço e propósito espiritual.

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Avivamento no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, a história do avivamento pode ser vista em diferentes momentos. Um exemplo marcante é encontrado no livro de 2 Reis, quando o rei Josias buscou renovar a adoração a Deus em Judá: “E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança”.

Outro exemplo é registrado no livro de Neemias, quando o povo de Israel, ao ouvir a leitura da Lei, chorou, se arrependeu e renovou seu compromisso com Deus (Neemias 8:9-12). Eles reconstruíram os muros de Jerusalém e restauraram a adoração.

Esses são apenas dois dos avivamentos que marcaram o retorno à obediência à Palavra de Deus, remoção de idolatria e arrependimento sincero, resultando em renovação espiritual e transformação da nação.

Avivamento no novo testamento

São inúmeras as passagens bíblicas que relatam momentos de avivamento dentre o povo de Deus. Em Atos 4:31, após uma oração fervorosa, a comunidade dos crentes foi cheia do Espírito Santo, e eles pregaram a palavra com ousadia:

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.

Em Atos 8:4-8, o evangelista Filipe realizou sinais e maravilhas em Samaria, levando a uma grande alegria e avivamento espiritual naquela região: “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade”.

Esses exemplos demonstram como a fé, o poder do Espírito Santo e a proclamação do evangelho podem desencadear avivamento espiritual, transformando vidas e comunidades.

Avivamento no dia de Pentecostes

No Novo Testamento, vemos exemplos poderosos de avivamento espiritual. Um dos mais conhecidos, o Dia de Pentecostes, narrado em Atos 2:1-4, foi um momento de grande avivamento, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus, capacitando-os a falar em diferentes línguas e testemunhar corajosamente sobre o evangelho:

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. 

Avivamento nos dias de hoje

Nos dias de hoje, o avivamento é buscado como um despertar espiritual profundo e transformador. É visto como uma oportunidade de renovar o relacionamento com Deus, experimentar uma paixão renovada pela fé e ser revigorado pelo poder do Espírito Santo.

O avivamento pode mudar vidas para melhor ao trazer renovação espiritual, cura, restauração e despertar para propósito e missão. O livro de Romanos 12:2 nos lembra da importância da renovação da mente: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Enquanto Efésios 5:14 nos encoraja a despertar e levantar da escuridão: “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

O avivamento inspira uma vida de dedicação a Deus, amor pelos outros e uma busca contínua pela santidade, impactando tanto indivíduos como comunidades de fé.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?