BIBLIA LEGAL

Historia de Gideão

Gideão foi um juiz de Israel que foi chamado por Deus para liderar seu povo contra os midianitas. Com um exército de apenas 300 homens, Gideão venceu os midianitas com estratégia e a ajuda de Deus. Depois de sua vitória, ele liderou Israel por quarenta anos.

Nesse texto você irá entender:

  • Quem foi Gideão
  • O chamado de Gideão
  • Gideão pede um sinal para Deus
  • Gideão e os 300 na batalha contra os midianitas

história-de-gideão

Quem foi Gideão

Gideão nasceu em Ofra, uma cidade pertencente à tribo de Manassés, no norte de Israel. Seu pai era Joás, da família de Abiezrite.

O nome Gideão significa “cortador” ou “destruidor”, o que pode ser uma referência ao papel que ele desempenhou como líder militar. Gideão também é mencionado em Hebreus 11:32, como um dos heróis da fé que “subjugou reinos, praticou a justiça, obteve promessas, fechou bocas de leões”.

De acordo com Juízes 8:30, Gideão teve setenta filhos, pois ele teve muitas esposas. No entanto, a Bíblia não fornece muitos detalhes sobre sua vida pessoal.

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

O chamado de Gideão

Quando Deus chamou Gideão para liderar a batalha contra os midianitas, ele estava trabalhando em sua plantação. Deus o escolheu para liderar Israel porque ele tinha uma fé inabalável e estava disposto a seguir a vontade de Deus, mesmo quando isso significava enfrentar situações difíceis.

Inicialmente, Gideão se sentiu inadequado para liderar Israel contra os midianitas, questionando como ele, que era da família mais pobre de Manassés e o menor da casa de seu pai, poderia libertar Israel: “Como posso eu livrar Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor da casa de meu pai” (Juízes 6:15).

Mas Deus lhe garantiu que estaria com ele durante a batalha, prometendo-lhe que ele sairia vitorioso: “Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu; Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6:14;16).

Gideão pede um sinal para Deus

Para confirmar sua missão de liderar a batalha contra os midianitas, Gideão pediu um sinal a Deus: “E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo” (Juízes 6:17).

Em seguida, Gideão fez uma oferta de sacrifício ao Senhor, que foi recebido por um anjo: “Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas” (Juízes 6:22-24)

Após edificar o altar, Gideão criou um plano para pedir o sinal a Deus. Ele colocou uma lã no chão durante a noite e pediu ao Senhor que a lã ficasse molhada com orvalho enquanto o chão ao redor permanecesse seco. No dia seguinte, isso aconteceu (Juízes 6:36-38).

Mas, ainda incerto, Gideão pediu a Deus para inverter o sinal, deixando a lã seca e o chão ao redor molhado. E, mais uma vez, Deus concedeu a Gideão o sinal que ele pediu. Isso deu a Gideão a certeza de que Deus estava com ele em sua missão e aumentou sua confiança para liderar a batalha contra o exército midianita (Juízes 6: 37-40).

Gideão e os 300 na batalha contra os midianitas

Após a confirmação de Deus, Gideão foi instruído pelo Senhor a escolher os homens para ir com ele a batalha. Inicialmente, Gideão reuniu um grande exército de 32.000 homens, mas Deus ordenou que ele reduzisse o número de pessoas.

Para selecionar esses homens, Deus instruiu Gideão a observar como eles bebiam água no rio. Aqueles que bebiam com a língua em concha seriam escolhidos. Então, 300 foram os homens que beberam água da forma como o Senhor havia dito a Gideão: “E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens” (Juízes 7:6).

Esses 300 homens foram escolhidos para mostrar que a vitória viria de Deus e não de um grande exército. (Juízes 7:5-7).

Gideão dividiu seus homens em três grupos e lhes deu tochas, cântaros de barro vazios e trombetas (Juízes 7:16) e atacaram os midianitas à noite

Eles cercaram o acampamento midianita em três lados e, ao som das trombetas, quebraram as jarras que continham as tochas, revelando uma luz brilhante.

Isso causou confusão entre os midianitas, que pensaram que estavam sendo atacados por um grande exército. Eles começaram a lutar uns contra os outros, causando um grande derramamento de sangue.

Então, Gideão, juntamente com seus 300 homens, conseguiram uma grande vitória. A vitória foi totalmente atribuída à mão poderosa de Deus, que lutou por Gideão e seus homens. (Juízes 7:15-23). Após a batalha contra os midianitas, Gideão tornou-se um líder popular em Israel e governou por quarenta anos.

A história de Gideão e os 300 nos ensina lições valiosas sobre confiar em Deus, mesmo quando enfrentamos desafios aparentemente insuperáveis. Gideão enfrentou seu medo e dúvida, confiando em Deus para liderar seu pequeno exército à vitória.

Essa história nos mostra que, com fé em Deus e coragem para agir, podemos superar até mesmo as situações mais difíceis. Hoje, podemos aplicar essa lição em nossas vidas, mantendo a fé em Deus e confiando em sua orientação em nossas decisões, independentemente de quão grande ou pequeno o desafio possa parecer.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?