Zaqueu era um publicano muito rico que morava em Jericó. Ao ouvir sobre a passagem de Jesus pela cidade fez de tudo para vê-lo e, mesmo sendo um pecador, foi a ele que Jesus escolheu para se hospedar em sua casa. Depois disso, nunca mais a vida de Zaqueu foi a mesma.
Nesse texto você irá descobrir:
- Quem foi Zaqueu?
- Jesus escolhe a casa de Zaqueu para se hospedar
- Jesus não olhou para os pecados de Zaqueu
- Jesus e a busca pelo que havia se perdido
Quem foi Zaqueu?
Zaqueu era chefe dos publicanos e, por ser cobrador de impostos, provavelmente tinha muitos desentendimentos com a população local (Lucas 19:1-2).
Pode ser esse o motivo pelo qual as pessoas o conheciam como um pecador. Talvez sua ganância tenha feito dele uma pessoa egoísta e cheia de soberba.
Quando ele ficou sabendo que Jesus estaria passando por Jericó, apressadamente buscou ir até o local onde Ele se encontrava.
Importante: Indicação Bíblia Legal
Formação em Teologia Online
Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?
► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia
Aqui é possível perceber que ele já conhecia a fama de Jesus e, muito provavelmente, já havia escutado muitas histórias sobre suas curas e milagres.
Chegando lá se deparou em meio a uma grande multidão e, por conta de sua baixa estatura, subiu em uma figueira para vê-lo (Lucas 19:3-4).
De cima daquela árvore, o inesperado aconteceu…
Jesus escolhe a casa de Zaqueu para se hospedar
Para a surpresa de Zaqueu, ao vê-lo em cima da árvore, Jesus simplesmente olhou-o e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa”.
A bíblia conta que ele ficou tão feliz por Jesus tê-lo visto e o chamado que desceu rapidamente da árvore e foi ao encontro do Cristo (Lucas 19:5-6).
Jesus não olhou para os pecados de Zaqueu
Pelo fato de Jesus escolher a casa de Zaqueu para se hospedar, as escrituras dizem que o povo começou a murmurar dizendo que Jesus estaria entrando para se hospedar na casa de um homem pecador (Lucas 19:7).
Ainda assim, Jesus não se importou com os julgamentos das pessoas em relação à Zaqueu e continuou conversando com ele.
A alegria de Zaqueu era tanta e ele estava tão feliz e emocionado de ter tido esse encontro com o Mestre que ele disse ao Senhor: “Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (Lucas 19:8).
Aquele encontro foi tão poderoso que, imediatamente, seu coração e sua vida foram transformados.
Ao ver a sinceridade de Zaqueu, “disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:9-10).
Jesus e a busca pelo que havia se perdido
Jesus, mesmo em meio a uma grande multidão que clamava por sua atenção, observou Zaqueu no alto daquela figueira, e reconheceu sua atitude e seu comportamento como um ato de fé.
E para Jesus, como sempre, não importava se ele era ou não um pecador, mas sim a intenção que houve em seu coração de querer se encontrar verdadeiramente com o Cristo.
Quem sabe Zaqueu já estaria cansado de, mesmo tendo tanta riqueza, ser a pessoa que era e isso pode explicar o seu desespero por encontrar o Senhor e, pelo menos, poder vê-lo e ouvir suas palavras de amor, conforto e cura da alma.
Ao descer daquela figueira e ir ao encontro do Mestre, teve, a partir dali, sua história totalmente transformada.
A bíblia não conta como foi a vida de Zaqueu após esse acontecimento, mas é enfático em suas palavras que o encontro com Jesus foi tão forte e tão poderoso que ele ofertou metade de seus bens e se colocou a disposição para restituir quatro vezes mais qualquer pessoa que ele tivesse defraudado.
Cheio de fé e esperança, ele enfrentou uma grande multidão e limitações físicas para poder ver, mesmo que de cima de uma árvore, o Grande Mestre Jesus e, depois desse ato de fé, não restava mais nada a fazer além de se entregar a esse amor incondicional que só é possível conhecer quando se tem um verdadeiro encontro com Cristo.
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário