BIBLIA LEGAL

Quem eram os Levitas?

Os levitas, descendentes da tribo de Levi, foram escolhidos por Deus para servir no tabernáculo e no templo em Israel. Eles desempenhavam funções sacerdotais, cuidavam dos utensílios sagrados e auxiliavam nas cerimônias religiosas. Sua importância era destacada pela dedicação à adoração ao Senhor e pela manutenção da ordem espiritual do povo.

Nesse texto você irá entender:

  • Quem foram os Levitas
  • O papel dos Levitas no deserto do Sinai
  • O papel dos Levitas após a construção do templo de Jerusalém
  • Os levitas após a destruição do templo de Jerusalém
  • Os levitas e o cristianismo

quem-eram-os-levitas

Quem foram os Levitas

Os levitas surgiram durante o Êxodo do povo de Israel do Egito, por volta do século XIII a.C., na peregrinação pelo deserto do Sinai, onde o povo de Israel vagou por cerca de 40 anos.

Após o episódio do bezerro de ouro, Moisés convocou os israelitas a escolherem um lado: aqueles que estavam dispostos a se arrepender e permanecer fiéis a Deus deveriam se posicionar ao lado de Moisés.

A tribo de Levi respondeu ao chamado e foi separada para o serviço sagrado como levitas (Êxodo 32:26-29). Essa escolha marcou o início da linhagem dos levitas e sua função sacerdotal dentro da comunidade de Israel.

Dica Valiosa:
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

O papel dos Levitas no deserto do Sinai

Após serem separados para o serviço sagrado, os levitas receberam a responsabilidade de cuidar do tabernáculo, a tenda sagrada que servia como local de encontro entre Deus e o povo.

Eles montavam e desmontavam o tabernáculo em cada parada ao longo do caminho, seguindo as instruções divinas: “Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo. E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá” (Números 1:50-51).

Os levitas também desempenharam um papel central na adoração a Deus. Eles eram responsáveis por realizar os rituais de sacrifício, interceder em favor do povo diante do Senhor e, também, auxiliavam os sacerdotes em suas funções.

O papel dos Levitas após a construção do templo de Jerusalém

Após o fim da peregrinação no deserto e com a construção do Templo de Israel em Jerusalém, os levitas continuaram a desempenhar um papel fundamental no culto a Deus, sendo encarregados de servir no templo, cuidando dos serviços e rituais religiosos.

Entre os levitas, os descendentes de Arão foram escolhidos como sacerdotes, enquanto os outros levitas serviam como auxiliares (1 Crônicas 23:28-32). Eles eram responsáveis pela música e pelo canto nos cultos, pela manutenção do templo e pelos cuidados dos utensílios sagrados (1 Crônicas 9:26-29).

Além disso, os levitas também tinham a responsabilidade de ensinar a Lei de Deus ao povo, transmitindo conhecimento espiritual e moral (2 Crônicas 17:7-9). Sua dedicação ao serviço sagrado era considerada uma bênção e uma honra, pois sua função era manter a ordem espiritual e a adoração a Deus.

Os levitas após a destruição do templo de Jerusalém

Com a destruição do Templo pelos babilônios em 586 a.C., muitos levitas foram exilados junto com o restante do povo de Israel. Durante o exílio, a função dos levitas como sacerdotes e guardiões do Templo foi interrompida (2 Crônicas 36:17-21).

Após o retorno do exílio babilônico e a reconstrução do Templo, os levitas retomaram suas funções sacerdotais, mas a importância deles diminuiu em relação aos sacerdotes descendentes de Arão, que assumiram um papel mais proeminente nas atividades religiosas e nos sacrifícios (Esdras 6:18).

Os levitas e o cristianismo

A relação dos levitas com o cristianismo é abordada nas Escrituras, especialmente no Novo Testamento. Com a vinda de Jesus Cristo e o estabelecimento do novo pacto, o papel sacerdotal dos levitas passou por transformações significativas.

O livro de Hebreus destaca que Jesus, como sumo sacerdote, superou o sistema levítico e tornou-se o mediador perfeito entre Deus e a humanidade:

“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre” (Hebreus 7:11-28).

Os levitas não são mencionados como uma ordem sacerdotal distinta no contexto cristão. No entanto, a importância dos levitas, como servos dedicados ao serviço sagrado, continua a ser lembrada como um exemplo de dedicação e devoção a Deus.

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?