BIBLIA LEGAL

Quem foi Noemi?

Noemi, mãe de Malom e Quiliom e esposa de Elimeleque, tem sua história contada no livro de Rute. Rute, sogra de Naomi, foi sua grande companheira em momentos muito difíceis da vida de ambas.

Nesse texto você irá descobrir:

  • Noemi e a fome em Israel
  • Noemi e suas noras
  • Noemi muda de nome
  • Noemi e Rute

história-de-noemi

Noemi e a fome em Israel

Noemi viveu em Belém de Judá, Israel, durante o período dos Juízes juntamente com seu marido e seus filhos.

Em uma época em que a fome assolou Israel, eles deixaram sua casa e foram morar em Moabe em busca de melhores condições de vida. Porém, Elimeleque, esposo de Noemi acabou falecendo e deixando-a com seus dois filhos em uma situação muito difícil. Um tempo depois, os filhos de Noemi casaram-se com mulheres daquela região, sendo o nome delas Orfa e Rute.

Então, eles viveram em Moabe por dez anos. Depois de um tempo, os filhos de Noemi também faleceram.

Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!

► Especialista em Hermenêutica Bíblica,  Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Orfa e Rute ficaram viúvas e Noemi se viu tendo que viver sozinha, sem marido e sem os filhos.

Foram momentos de muita dor para Noemi e suas noras, tendo que, além de enfrentar as dificuldades da vida, encarar o luto e a solidão.

Noemi e suas noras

Um tempo depois, Noemi ficou sabendo que a fome em Israel havia acabado.

Então, resolveu voltar a sua terra natal e deu permissão para que suas noras voltassem para a casa de suas famílias e pudessem reconstruir suas vidas.

Orfa aceitou e voltou para sua casa, mas sua outra nora, Rute, não quis deixar Noemi sozinha e resolveu acompanhá-la em direção a Belém.

Assim, nasceu uma das mais lindas histórias de amizade registradas nas escrituras sagradas.

Noemi muda de nome

Ao voltar para Belém sem seu marido e seus filhos, vivendo momentos muito difíceis, repletos de dor e atribuindo a Deus a responsabilidade por todo seu sofrimento, Noemi resolveu que queria, a partir dali, ser chamada de Mara.

Conforme ela mesma dizia: “chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (Rute 1:20).

Noemi e Rute

Já em Belém, Rute, foi trabalhar no campo no período da colheita, recolhendo as sobras que caíam dos cestos, pois a Lei permitia que as pessoas muito necessitadas recebessem esse tipo de ajuda por parte dos mais ricos.

Nesse trabalho, Rute entrou no campo que pertencia a um homem muito rico chamado Boaz, que era um parente do falecido marido de Noemi.

Noemi viu ali a oportunidade de Rute se casar de novo e deu orientações sobre como ela deveria se portar para conseguir atrair a atenção de Boaz.

Depois de seguir seus conselhos, a palavra diz que Rute conseguiu conquistar Boaz e os dois se casaram (Rute 4:10).

Rute engravidou de Boaz e deu à luz a um menino que recebeu o nome de Obede e seu nascimento foi tido como uma providência divina (Rute 4:14-15).

Obede foi considerado, também, filho de Noemi, que com o casamento de Rute passou a morar com eles, sendo ama da casa e cuidadora de Obede. Assim, Noemi teve sua vida completamente restaurada.

O propósito de Deus em meio a tantas tragédias

Em meio a grandes tragédias, a história de Noemi termina repleta de muitas bênçãos e misericórdia de Deus.

Noemi estava destruída por dentro, triste e sem esperanças, mas no plano soberano de Deus ela voltaria a sorrir e ser feliz, cuidando e vendo crescer aquela criança que seria avô do grande rei Davi, cuja descendência resultou na vinda do Messias (Rute 4:18-22; Mateus 1).

Sua história nos ensina que Deus está no controle de todas as coisas e, mesmo em meio a tantas adversidades, existe um propósito muito grande em tudo o que vivemos.

Nesse caso, tudo o que Noemi passou fez parte de um lindo plano de misericórdia e redenção, que foi o sacrifício de Jesus Cristo para salvar aqueles cujo coração estejam voltados para Ele.

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?