A história de Agar conta como a obediência a Deus leva os seus a fazerem escolhas que estão dentro da vontade de um Pai amoroso, bondoso, justo e piedoso, Agar obedeceu e temeu a Deus em todos os momentos.
Nesse texto você irá descobrir:
- Quem foi Agar
- A arrogância de Agar
- Agar e Ismael
- Os Netos de Agar
- A morte de Agar
Quem foi Agar?
Mas afinal, quem foi Agar? Agar era uma escrava egípcia e foi serva de Sara, esposa de Abraão. Sara usou Agar para conceber um filho de seu esposo, pois acreditava que não podia ter filhos.
Abraão e Sara já eram muito velhos quando o Senhor prometeu a eles que teriam um filho e por isso Agar foi escolhida para cumprir a promessa de Deus, está escrito em Gênesis 17:19:
“E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.”
Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!
► Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento
Depois da promessa do Senhor para Abraão e Sara, Sarai decide que usará Agar para fazer com que a promessa de Deus se cumpra, como está escrito mais adiante ainda no livro de Gênesis (16:2-4):
“E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.”
A Arrogância de Agar
Quando Deus faz promessas, elas são completas e fazem parte dos planos perfeitos de um Deus bondoso que sabe de todas as coisas. Sarai, amargurada por não poder dar um filho a Abraão, começa a perceber a arrogância de Agar depois de engravidar do seu esposo.
“Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.” (Gênesis 16:5)
Sara estava descontente em ser desprezada e levou seu descontentamento a Abraão, o homem disse que ela poderia fazer o que quisesse com Agar, como pode ser lido:
“E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.” (Gênesis 16:6)
Com medo do que Sara poderia fazer, Agar decide fugir. E como os planos de Deus são completos, no deserto Agar se encontra com o anjo do Senhor, que fala com a mulher.
“E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora.” (Gênesis 16:8)
Agar poderia desobedecer e fugir, afinal, ela nunca seria a esposa de Abraão, mas sim uma serva dele e de sua esposa. Deus tinha grandes planos para a vida de Agrar, Ele sempre honra aqueles que fazem Sua vontade.
Neste encontro com o anjo do Senhor, Ele diz para Agar que ele deveria se chamar Ismael e que Ele faria se multiplicar a sua descendência e também que as mãos de Ismael seriam contra todos e as mãos de todos seriam contra ele.
A serva retorna e aos oitenta e seis anos de idade de Abraão, Agar dá a luz a Ismael. Ainda mais adiante, Deus promete que Abraão terá um filho chamado Isaque e ele será concebido por Sara, sua esposa supostamente estéril.
Abraão teme, mas acredita e confia na promessa do Senhor, ainda que esteja velho. E aos cem anos de idade de Abraão, nasceu Isaque por parte de Sara.
Agar e Ismael
Agar e Ismael foram expulsos da casa da família, como está escrito na sequência:
“E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.” (Gênesis 21:10).
Deus fala novamente com Abraão e promete que por parte de Ismael será feita também uma nação. Então Abraão pega um pouco de água, entrega e eles se vão.
No deserto Ismael quase falece, mas Agar clama ao Senhor e mais uma vez Deus diz que ela não deve temer, reforçando a promessa de Deus sobre fazer uma grande nação usando a vida de Ismael.
Os Netos de Agar
Ismael gerou doze filhos, os netos de Agar. Ainda no livro de Gênesis (25:16) está escrito: “Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.”
A morte de Agar
Na Bíblia a morte de Agar não é descrita e não há registros ou menções da sua morte, mas isso não impede sua história de ser a demonstração da fidelidade de Deus. Seu filho Ismael faleceu aos cento e trinta e sete anos.
Agar sentiu-se muito especial por achar que Deus havia a escolhido para ser mãe do filho de Abraão, por isso desprezou Sara. Mas o Senhor queria fazer uma grande nação por meio de seu filho Isaque.
É preciso ouvir as Palavras de Deus para que os Seus planos se cumpram. Agar era meramente uma escrava, mas aqueles que Deus escolheu para os Seus planos representam a Graça dEle.
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário