BIBLIA LEGAL

História de Naamã

A história de Naamã demonstra que a grandiosidade de Deus se dá de diversas maneiras. Deus não usa apenas pessoas, mas Ele também usa situações que parecem ruins para manifestar Sua glória. É preciso ouvir as Palavras de Deus e entender que muitas vezes o caminho mais fácil pode ser o caminho mais lógico.

Assim como está escrito: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1 Coríntios 1:18)

Nesse texto você irá descobrir:

  • Quem foi Naamã
  • Eliseu e Naamã
  • A cura de Naamã
  • A conversão de Naamã

Quem foi Naamã?

Naamã era comandante do exército da Síria, e não apenas o Rei mas todo o seu país reconheciam Naamã como uma pessoa valente, mas tinha um problema em sua pele. A esposa de Naamã tinha uma escrava que, ainda que fosse apenas uma criança, olhou para Naamã e disse:

“Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”. (2 Reis 5:3)

Dica Valiosa:
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Naamã decidiu que pediria para o rei da Síria, que o respeitava muito, mandasse uma carta para o rei de Israel.

“O rei da Síria respondeu: “Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”.” (2 Reis 5:5)

Então Naamã foi até o rei com trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas. Ele estava disposto a entregar uma oferta para que fosse curado. Os sírios sabiam perfeitamente sobre os milagres de Deus, havia um profeta fazendo milagres, Jesus certamente poderia curar as doenças de Naamã.

Ao receber o pedido, o rei de Israel ficou assustado com o pedido e inclusive rasgou suas roupas, achando que o rei da Síria queria um motivo para se desentender com ele.

Eliseu e Naamã

Um homem chamado Eliseu era um profeta muito bondoso. O pedido de Naamã chegou até ele e inclusive o próprio profeta questionou o rei sobre a sua atitude.

Eliseu entendeu o pedido de Naamã pois sabia que em Israel existia um profeta com poder para curá-lo, então Eliseu pediu ao rei que Naamã fosse até sua porta.

Chegando no local o mensageiro de Eliseu fala com Naamã: “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.” (2 Reis 5:10)

Naamã ficou muito bravo porque imaginou que seria diferente, por isso ele estava com uma oferta, para que o próprio Eliseu faria algo por ele.

“Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.” (2 Reis 5:11)

Os servos questionaram Naamã dizendo que se o profeta pedisse algo difícil, provavelmente ele estaria disposto a fazer, mas ele pediu apenas que Naamã se banhasse sete vezes no Rio Jordão para que fosse curado. As pessoas muitas vezes querem soluções fáceis para os seus problemas, mas para viver os milagres do Senhor é necessário obedecer e ouvir a Sua voz.

Mesmo contrariado, Naamã obedeceu as palavras de Eliseu. “Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.” (2 Reis 5:14)

O homem foi curado gratuitamente, afinal Deus quer um relacionamento verdadeiro e o que se deve ao Senhor é obediência é um processo de santificação vivido de acordo com os Seus mandamentos.

Apesar de Naamã questionar Eliseu, pois na sua opinião as águas do rio Jordão não eram melhores que de outros rios (como os rios Abana e Farfar, em Damasco. 2 Reis 5:12), os 7 mergulhos de Naamã foram suficientes para que ele fosse curado.

A cura de Naamã

A cura de Naamã não foi um grande evento, foi fruto da obediência e da do homem, Além disso, todo o dinheiro que ele levou em troca de resolver o seu problema não foi necessário para que ele fosse curado.

Não foi apenas o corpo de Naamã que foi curado, mas também seu coração. Ele retorna a cada de Eliseu e insiste que ele receba o presente que ele havia levado.

“Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo”. (2 Reis 5:15)

A conversão de Naamã

Naamã decide inclusive abandonar a idolatria, como está escrito:

“E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.” (2 Reis 5:17)

Naamã foi curado da lepra, pediu perdão a Deus e o Senhor conhecia o coração do homem. Ele então retorna para a Síria, cheio de e também curado.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário