Se você já leu o Antigo Testamento já deve ter visto a história de Saul. Mas você sabe quem realmente foi Saul? Sabe por que Deus rejeitou Saul como rei? Saul sempre foi um rei ruim? Se você conhece ou não a história do rei Saul, nesse artigo você saberá mais sobre esse personagem tão marcante na Bíblia.
O rei Saul é um personagem chave para se conhecer um dos momentos mais importantes de Israel. Saul está presente na história de outros dois grandes personagens Bíblicos, Samuel e Davi. Conhecer bem a história de Saul é importante para você conhecer o projeto de Deus nas Sagradas escrituras.
Nesse artigo você irá conhecer:
- A História de Saul;
- O primeiro rei de Israel;
- Como morreu Saul;
- Com quantos anos Saul morreu.
Continue lendo e desvende os segredos da vida do rei Saul.
História de Saul
A história do Rei Saul é um marco importante na história do povo de Deus. Ele é a peça chave na transição de um período onde Israel era governada por juízes para a era dos reis. É a partir de Saul que o povo de Deus começa uma nova etapa em sua jornada como nação.
Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!
► Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento
Saul e Samuel
Não se pode falar de Saul sem falar de Samuel. A história de Saul começa com Samuel que era Juiz e sacerdote em Israel. Samuel separa seus filhos para serem juízes em seu lugar. Porém os filhos de Samuel não seguem os passos do pai e se tornaram corruptos (I Samuel 8.3). O povo revoltado pede a Samuel que escolha um rei para que eles.
Nesse período Saul cuidava dos animais do pai. Em certa ocasião ele perde os jumentos de seu pai e procura por todos os lugares possíveis. Não achando os animais, Saul é aconselhado a procurar um homem que tudo que falava acontecia. Assim a história de Saul se cruza com a história de Samuel (I Samuel 9)
Saul torna-se rei
Samuel ajuda o jovem a encontrar os animais perdidos. Porém orientado por Deus, Samuel unge a Saul como Rei de Israel (I Samuel 10.1). Esse é o início de uma nova etapa na vida de Saul e na história de Israel. Saul torna-se um rei muito guerreiro. Saul é responsável por formar o exército de Israel e enfrentar o principal perseguidor do povo de Deus, os filisteus.
Desobediência de Saul
Saul teve seu período de glória. Entretanto tudo muda. Samuel, enviado por Deus, faz uma ordenança a Saul de aniquilar os amalequitas, porém Saul não cumpre as ordens do Senhor. Depois ele comete um ato de profanação ao realizar um sacrifício que cabia a função do sacerdote. Diante de tudo isso o Senhor rejeita a Saul e ordena a Samuel que consagre um novo rei.
Quem foi o primeiro rei de Israel?
Saul foi realmente o primeiro rei de Israel. O povo de deus nunca teve um rei antes de Saul. OS primeiros líderes do povo foram os patriarcas. Depois do cativeiro egípcio, Israel passou a ser liderado por Moisés que exercia uma mescla da função de profeta, juiz e guia espiritual do povo. Após a morte de Moisés, o povo passou ser governado por Josué que exercia basicamente a função de líder militar.
Depois de Josué o povo de Deus passa a ser liderado por juízes que eram levantados em períodos de crise. Esses juízes exerciam a função legislativa, de orientação política e liderança militar. Samuel é o último juiz de Israel. Então quando Samuel unge Saul, ele unge o primeiro rei em toda História de Israel.
Como morreu Saul
A morte de Saul foi uma das mortes mais trágicas da Bíblia. Depois que Samuel faleceu, Saul ficou mais desorientado do que já estava. Ele chegou a recorrer uma necromante (feiticeira que invocava os mortos). A necromante é paga para invocar o espírito de Samuel. O espírito invocado revela que Saul morreria brevemente.
Saul apesar do que foi dito pelo espírito invocado pela necromante vai para uma batalha contra os filisteus. Nessa batalha ele presencia a morte de seu filho Jônatas. Saul fica desesperado e pede que o seu escudeiro o mate. O escudeiro fica com medo e não obedece o rei Saul. Saul no auge do desespero se joga contra uma espada e se mata.
Com Quantos anos morreu Saul
Não existe um consenso sobre com quantos anos Saul morreu. Faz-se um cálculo baseado no possível ano de seu nascimento que acredita-se ter sido por volta de 1066 a. C. E existem indícios de que ele morreu por volta de 1004 a.C. Isso coloca a idade de sua morte por volta dos 60 a 62 anos de idade.
Saul foi um rei escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Porém no auge de seu reinado começou a desobedecer o Senhor e suas ordenanças. Com isso o reinado de Saul declinou. O fim de sua história foi marcada por uma morte trágica, um suicídio. Porém mesmo em tendo tido um fim desagradável e decadente ele é um personagem de extrema importância na Bíblia Sagrada.