BIBLIA LEGAL

História de Agar

A história de Agar conta como a obediência a Deus leva os seus a fazerem escolhas que estão dentro da vontade de um Pai amoroso, bondoso, justo e piedoso, Agar obedeceu e temeu  a Deus em todos os momentos.

Nesse texto você irá descobrir:

  • Quem foi Agar
  • A arrogância de Agar
  • Agar e Ismael
  • Os Netos de Agar
  • A morte de Agar

quem-foi-agar-na-biblia

Quem foi Agar?

Mas afinal, quem foi Agar? Agar era uma escrava egípcia e foi serva de Sara, esposa de Abraão. Sara usou Agar para conceber um filho de seu esposo, pois acreditava que não podia ter filhos.

Abraão e Sara já eram muito velhos quando o Senhor prometeu a eles que teriam um filho e por isso Agar foi escolhida para cumprir a promessa de Deus, está escrito em Gênesis 17:19:

“E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.”

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Depois da promessa do Senhor para Abraão e Sara, Sarai decide que usará Agar para fazer com que a promessa de Deus se cumpra, como está escrito mais adiante ainda no livro de Gênesis (16:2-4):

“E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.”

A Arrogância de Agar

Quando Deus faz promessas, elas são completas e fazem parte dos planos perfeitos de um Deus bondoso que sabe de todas as coisas. Sarai, amargurada por não poder dar um filho a Abraão, começa a perceber a arrogância de Agar depois de engravidar do seu esposo.

“Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.” (Gênesis 16:5)

Sara estava descontente em ser desprezada e levou seu descontentamento a Abraão, o homem disse que ela poderia fazer o que quisesse com Agar, como pode ser lido:

“E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.”  (Gênesis 16:6)

Com medo do que Sara poderia fazer, Agar decide fugir. E como os planos de Deus são completos, no deserto Agar se encontra com o anjo do Senhor, que fala com a mulher.

“E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora.” (Gênesis 16:8)

Agar poderia desobedecer e fugir, afinal, ela nunca seria a esposa de Abraão, mas sim uma serva dele e de sua esposa. Deus tinha grandes planos para a vida de Agrar, Ele sempre honra aqueles que fazem Sua vontade.

Neste encontro com o anjo do Senhor, Ele diz para Agar que ele deveria se chamar Ismael e que Ele faria se multiplicar a sua descendência e também que as mãos de Ismael seriam contra todos e as mãos de todos seriam contra ele.

A serva retorna e aos oitenta e seis anos de idade de Abraão, Agar dá a luz a Ismael. Ainda mais adiante, Deus promete que Abraão terá um filho chamado Isaque e ele será concebido por Sara, sua esposa supostamente estéril.

Abraão teme, mas acredita e confia na promessa do Senhor, ainda que esteja velho. E aos cem anos de idade de Abraão, nasceu Isaque por parte de Sara.

Agar e Ismael

Agar e Ismael foram expulsos da casa da família, como está escrito na sequência:

“E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.” (Gênesis 21:10).

Deus fala novamente com Abraão e promete que por parte de Ismael será feita também uma nação. Então Abraão pega um pouco de água, entrega e eles se vão.

No deserto Ismael quase falece, mas Agar clama ao Senhor e mais uma vez Deus diz que ela não deve temer, reforçando a promessa de Deus sobre fazer uma grande nação usando a vida de Ismael.

Os Netos de Agar

Ismael gerou doze filhos, os netos de Agar. Ainda no livro de Gênesis (25:16) está escrito: “Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.”

A morte de Agar

Na Bíblia a morte de Agar não é descrita e não há registros ou menções da sua morte, mas isso não impede sua história de ser a demonstração da fidelidade de Deus. Seu filho Ismael faleceu aos cento e trinta e sete anos.

Agar sentiu-se muito especial por achar que Deus havia a escolhido para ser mãe do filho de Abraão, por isso desprezou Sara. Mas o Senhor queria fazer uma grande nação por meio de seu filho Isaque.

É preciso ouvir as Palavras de Deus para que os Seus planos se cumpram. Agar era meramente uma escrava, mas aqueles que Deus escolheu para os Seus planos representam a Graça dEle.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?