BIBLIA LEGAL

Quem foi Asafe

Por toda escritura sagrada encontramos a história de grandes homens da fé. Pessoas que através de sua dedicação a Deus deixaram um legado importante até mesmo para os dias atuais. Dentre esses homens, podemos encontrar na bíblia a história de Asafe.

Nesse texto você irá descobrir:

  • História de Asafe na Bíblia
  • Asafe e seu legado
  • Os salmos de Asafe
  • Características dos salmos de Asafe
  • Conclusão da História de Asafe

historia-de-asafe-quem-foi-na-biblia

História de Asafe na Bíblia

Asafe foi um grande músico da tribo de Levi, sendo um dos principais músicos escolhido para as ministrações de louvor quando a arca da aliança foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

Dentre 38 mil levitas (1 Crônicas 23:2-3), Asafe foi escolhido pelo rei Davi como o líder, sendo responsável por dirigir os louvores, além de tocar os címbalos, instrumento de percussão utilizado para acompanhar os demais instrumentos.

Após a arca da aliança ser levada e colocada em Jerusalém, Asafe continuou como líder dos músicos do tabernáculo (1 Crônicas 16:4-5), sendo designado para ministrar adoração diante da arca da aliança todos os dias.

Dica Valiosa:
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Além disso, anos mais tarde, Asafe foi o responsável pelos músicos na cerimônia de inauguração do templo construído por Salomão (2 Crônicas 5:12-14).

Asafe e seu legado

Asafe, além de professor de música e poeta (1Cr 25:6), também era profeta (2Cr 29:30) e profetizava ao som de louvores (1Cr 25:1-2), sendo temente e fiel ao Senhor durante toda a sua vida. Através de seus cantos e salmos, ele ensinava a comunidade de Israel a louvar a Deus, sendo um exemplo de servo e adorador.

Apesar de a bíblia falar muito pouco sobre Asafe, seu legado deixou marcas profundas na história do povo de Israel. Seu papel como levita foi tão importante, que por muitas gerações os descendentes de Asafe continuaram seguindo seus passos como levitas do templo.

Os salmos de Asafe

Seu dom musical era tão inspirador e as composições de Asafe foram tão importantes na ministração de louvores, que vários salmos de sua composição fazem parte, até hoje, das escrituras sagradas.

Provavelmente você já leu, estudou e, até mesmo, já realizou orações através de salmos compostos por Asafe, como os salmos 50, e os salmos de 73 a 83.

Características dos salmos de Asafe

Os salmos de Asafe têm como principal característica seus questionamentos em relação às injustiças que ocorrem no mundo, onde ele refletia acerca dos sofrimentos dos justos, sempre questionando por que os justos sofrem enquanto os ímpios prosperavam.

Seu coração puro e cheio de compaixão não conseguia compreender o porquê dessa injustiça e isso causava profunda tristeza em seu coração e uma ardente angústia em sua alma, demonstrando seu grande amor e compaixão para com o próximo.

Entretanto, ao observar o salmo 73, é possível compreender que, após tantos questionamentos, chegou um momento na vida de Asafe onde ele foi confortado por Deus.

 Com o passar do tempo, sua busca por mais de Deus e a maior compreensão das coisas espirituais, Asafe pode ter a certeza de que chegará o dia em que o Senhor Deus se levantará e fará justiça para com os justos e os ímpios, confortando, assim, seu coração e sua alma.

Conclusão da História de Asafe

Sendo assim, a história de Asafe nos mostra que em um mundo de tanta injustiça e impiedade, independentemente do tempo e das circunstâncias, nosso papel é sermos fiéis a Deus, buscando adorá-lo e servi-lo em todo o tempo com dedicação e amor.

Além disso, nos ensina a descansarmos nosso coração e a nossa alma em relação às injustiças do mundo sabendo que Deus é Justo e cada um será responsável e colherá os frutos das sementes que foram plantadas, sejam sementes boas ou ruins.

Asafe entendeu que há tempo para todas as coisas. E, por mais que às vezes não entendamos certas situações que acontecem no mundo, o Senhor Deus está no controle de tudo e jamais deixará de agir em prol daqueles que são justos e fiéis a Ele.

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?