BIBLIA LEGAL

Davi e Golias

Davi era o filho caçula de Jessé, um efrateu de Belém de Judá, e que apascentava as ovelhas de seu pai. Uma das histórias mais conhecidas a seu respeito foi quando Deus o usou para derrotar o gigante Golias na guerra contra os filisteus, dando grande vitória aos israelitas (1 Samuel 17).

Nesse texto você irá descobrir:

  • Quem era Davi?
  • Quem era Golias?
  • Davi se oferece para lutar contra Golias
  • Davi luta contra Golias
  • A vitória de Davi contra Golias

davi-e-golias

História de Davi e Golias

A história começa quando os filisteus iniciaram uma guerra contra Judá. Eles permaneceram quarenta dias acampados em Efes-Damim, entre Socó e Azeca, enquanto Saul e os israelitas concentraram-se e acamparam no vale de Elá, ou seja, os filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles (1 Samuel 17:1).

Dentre os filisteus havia um dos homens mais temidos daqueles tempos, o gigante Golias. Golias era muito forte e poderoso e ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Porém, dentre os israelitas, um jovem rapaz chamado Davi, de aparência simples e sem características de um grande guerreiro, seria a pessoa escolhida para derrotar o gigante e fazer do povo de Israel o grande vencedor da guerra.

Quem era Davi?

Davi era filho mais novo dos oito filhos de Jessé e costumava apascentar as ovelhas. Além disso, as escrituras mostram que ele era um rapaz muito jovem e sem experiência em batalhas, ao contrário de Golias, que era um guerreiro desde sua mocidade (1 Samuel 17:33).

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Porém, Davi era um jovem muito temente a Deus, sendo uma das suas falas a mais conhecida e a que mais demonstra sua fé no Senhor: “Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26).

Quem era Golias?

A história bíblica nos conta que Davi não teve medo algum ao saber que o maior inimigo dos israelitas não era somente os filisteus de fisionomia semelhantes ao do povo de Judá.

Entre eles havia um grande gigante chamado Golias, que veio de Gate e era muito temido devido às suas características, pois ele tinha dois metros e noventa centímetros de altura, usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos.

Além disso, nas pernas ele usava caneleiras de bronze, tinha um dardo de bronze pendurado nas costas, a haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas e seu escudeiro ia à frente dele (1 Samuel 17:4-7).

Davi se oferece para lutar contra Golias

Certo dia, em meio à guerra, Jessé pediu a Davi que levasse comida para seus irmãos no acampamento, pois eles, Saul e todos os homens de Israel estavam no vale de Elá, lutando contra os filisteus (1 Samuel 17:17-19).

Então, Davi chegou ao acampamento na hora em que o exército estava saindo para suas posições de combate (1 Samuel 17:20).

Davi foi ao encontro de seus irmãos e, de repente, Golias avançou e desafiou os israelitas, que fugiram de medo (1 Samuel 17:20). Em seguida, Davi ouviu os israelitas comentando: “Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o vencer. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai” (1 Samuel 17:25).

Nesse momento, Davi disse a Saul que ele mesmo iria lutar contra Golias. Mas Saul o questionou por ser jovem demais e inexperiente. Porém, Davi enfatizou que ele era um rapaz que enfrentava ursos e leões no campo e os vencia e que se O Senhor o livrou das garras do leão e do urso, também o livraria das mãos daquele filisteu. Então, Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você” (1 Samuel 17: 32-37).

Davi luta contra Golias

Após Saul abençoar a ida de Davi contra Golias, ele pegou seu cajado, escolheu cinco pedras lisas de um riacho, colocou-as na bolsa e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.

Golias olhou para Davi com desprezo e disse “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!” (1 Samuel 17: 44). Foi então que Davi, com muita coragem e fé, disse: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou!” (1 Samuel 17: 41-47).

Neste momento, Davi pegou uma das pedras, arremessou-a com a atiradeira e atingiu Golias na testa, de forma que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão. Davi correu, colocou os pés sobre ele e, com a espada do próprio gigante, acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça (1 Samuel 17: 48-51).

E foi assim que Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra e, sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou (1 Samuel 17: 50).

A vitória dos israelitas contra os filisteus

Ao ver que Golias havia morrido, os filisteus tentaram fugir. Porém, os israelitas o perseguiram, muitos filisteus foram mortos e tudo o que havia no acampamento deles foram levados pelos guerreiros de Israel.

Todos ficaram encantados com a proeza de Davi, que passou a ser aceito pelo povo e Saul o colocou sobre os homens de guerra e ele foi aceito pelo povo (1 Samuel 18:5). E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele (1 Samuel 18:12).

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?