BIBLIA LEGAL

História de Eliseu

Eliseu foi um profeta do antigo testamento chamado por Deus através da vida do profeta Elias. Após a trasladação de Elias, Deus levanta Eliseu como um homem cheio de unção e poder sendo ele um grande instrumento de milagres e vitórias para o povo de Israel.

Nesse texto você irá descobrir:

  • Quem foi Eliseu
  • Eliseu e o profeta Elias
  • Eliseu profetiza a derrota dos moabitas
  • Eliseu e a cura do leproso Naamã
  • Lições sobre a vida de Eliseu

historia-de-eliseu-quem-foi-eliseu

Quem foi Eliseu

Eliseu era filho de um homem muito rico chamado Safate. Após ser chamado por Deus por intermédio do profeta Elias, ele o acompanhou até o dia de sua trasladação, sendo seu servo e discípulo fiel.

Ele se tornou um profeta em Israel durante o reinado de Jorão, Jeú, Joacaz e Joás e sua história é repleta de acontecimentos sobrenaturais vindos da parte de Deus, se tornando muito conhecido nas histórias bíblicas por suas dezenas de profecias que se cumpriram e os milagres que aconteceram.

Eliseu e o profeta Elias

As escrituras nos contam que após Elias matar todos os profetas de Baal ele ficou desesperado porque Jezabel enviou seus servos atrás dele para mata-lo. Elias se escondeu, mas o Senhor o mandou ir para o caminho de Damasco, onde encontraria Eliseu, que deveria ser ungido como profeta (1 Reis 19: 1-16).

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Elias obedeceu e ao encontrar Eliseu, lançou a sua capa sobre ele. Então, Eliseu se levantou e começou a seguir e a servir Elias (1 Reis 19:19-21). Durante o tempo em que andaram juntos, Eliseu pode presenciar diversos milagres ocorridos, como a trasladação de Elias em uma carruagem de fogo (2 Reis 2).

Após a trasladação, a bíblia conta que Eliseu recebeu a unção de Elias: “Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria”(2 Reis 2:15-35).

Eliseu profetiza a derrota dos moabitas

Quando Eliseu se tornou profeta, Israel vivia um tempo de muita idolatria e aconteceu que os moabitas se aliaram a Judá e Edom e se revoltaram contra Israel.

Então, o exército de Israel se levantou para a guerra juntamente com seus três reis e subiu para o caminho do deserto de Edom. Após sete dias, não havia mais água para o exército beber e nem para os animais.

Tremendo foi o desespero e então disse um dos reis: “Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas?”(2 Reis 3:10). E Jeosafá, rei de Judá, perguntou se havia algum profeta que pudesse consultar ao Senhor por eles. Então, um dos homens de Israel mencionou Eliseu.

Eliseu resistiu no primeiro momento, mas depois resolveu atender ao pedido do rei e pediu que chamassem um músico. “E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor” (2 Reis 3:15).

Deus então usa o profeta Eliseu para falar com o exército de Israel dando orientações para que eles cavassem covas (2 Reis 3:15) e as escrituras contam que assim foi feito e, sem água e sem vento, as covas se encheram de água e saciaram a sede do exército e dos animais.

Além disso, o Senhor Deus também usou o profeta Eliseu para profetizar a vitória sobre os moabitas.

Vitória de Israel sobre os moabitas

Na madrugada seguinte, os moabitas olharam de longe e avistaram as águas vermelhas como sangue e deduziram que havia tido conflito entre os reis de Israel e que uns haviam matados os outros.

Então, rapidamente se levantaram e foram ao arraial de Israel imaginando que, devido à divisão do exército de Israel, a vitória seria muito fácil.

Foi então que, para a surpresa dos moabitas, os israelitas se levantaram e acabaram com o exército dos moabitas (2 Reis 3:22-27).

Eliseu e a cura do leproso Naamã

A história da profecia de Eliseu sobre a derrota dos moabitas é apenas uma das inúmeras profecias e milagres realizados por ele.

Uma história muito conhecida é a de Naamã, capitão do exército do rei da Síria, que sofria de lepra. Sem esperanças de cura, ele ouviu falar de Eliseu e decidiu procura-lo. Porém, Eliseu não o recebeu e apenas mandou que o capitão mergulhasse sete vezes no Rio Jordão.

Apesar de ficar resistente no início, ele resolve obedecer a Eliseu e, após fazer o que Eliseu tinha dito, ficou completamente curado (2 Reis 5).

Lições sobre a vida de Eliseu

São inúmeras as histórias que mostra o quanto Deus pode usar pessoas escolhidas por Ele quando elas são fiéis ao seu chamado.

E isso é tão poderoso que, no caso de Eliseu, mesmo ele tendo ficado muito doente (a bíblia não descreve qual doença ele teve), ainda assim, praticamente no leito de morte, ele foi usado pelo Senhor para profetizar uma nova vitória que Deus daria a Israel contra os sírios.

Um pouco antes de falecer, ele recebe a visita do rei Joás, de Israel, e diz: “A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir” (2 Reis 13:17). Logo ele faleceu e, ainda assim, deixou um grande legado e exemplo de fidelidade e amor ao seu chamado.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?