Jeremias foi um profeta do antigo testamento que profetizou a destruição de Judá pela Babilônia levando ao exílio do povo judeu. Por transmitir a palavra de Deus e declarar suas profecias, ele foi desprezado e rejeitado, mas, ainda assim, continuou sendo fiel a Deus e suas profecias se cumpriram.
Nesse texto você irá descobrir:
- Quem foi Jeremias
- Os sofrimentos de Jeremias
- A missão do profeta Jeremias
- A profecia de Jeremias sobre a destruição de Jerusalém pela Babilônia
- Jeremias segue firme sua missão
- As lições deixadas por Jeremias
Quem foi Jeremias
Jeremias foi um grande profeta do antigo testamento. Seu chamado para o ministério profético aconteceu quando ele ainda era bem jovem (Jeremias 1:6), por volta de 628 a.C. Após deixar sua terra natal, foi morar em Jerusalém, onde colaborou com Josias em sua obra religiosa.
No quarto ano do reinado de Jeoaquim, o Senhor ordenou a Jeremias que ele escrevesse as profecias que recebia e as comunicasse ao povo no dia de jejum.
As profecias foram declaradas por Baruque, servo de Jeremias, e acabou causando muitas discussões, até que o rei, ao ler as profecias, cortou os rolos em pedaços e lançou-os no fogo. Além disso, o rei ordenou que Jeremias e Baruque fossem presos.
Dica Valiosa:
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
►Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!
Um tempo depois, Jeremias reescreveu as profecias que o rei havia destruído, além de muitas outras (Jeremias 36:32).
Os sofrimentos de Jeremias
Por muito tempo, Jeremias profetizou em Jerusalém, porém, ninguém o dava ouvidos e ele era motivo de chacotas e humilhações, sendo considerado traidor por causa de suas mensagens de castigo e destruição.
Por várias vezes ele foi preso, maltratado e até sofreu tentativas de morte (Jeremias 20:1-2; Jeremias 26:8-9).
Jeremias foi um homem muito solitário. Por conta de seu chamado, Deus ordenou que ele não participasse da vida social, não se casasse e não formasse uma família, porque as crianças nascidas nessa época não teriam futuro (Jeremias 16:2-4).
Por passar por tantos sofrimentos e perseguições, as escrituras nos contam que Jeremias ficou triste e deprimido e quis, até mesmo, morrer (Jeremias 20:18). Mas, no fim, continuou confiando em Deus, que lhe deu forças para continuar sua missão.
A missão do profeta Jeremias
Quando Jeremias começou seu ministério, o rei Josias estava tentando levar o povo a adorar a Deus novamente.
Porém, as pessoas estavam se voltando cada vez mais para a idolatria, com o coração totalmente fechado para Deus.
Foi quando, então, o Senhor Deus começou a usar Jeremias para profetizar que um grande castigo estava chegando.
A profecia de Jeremias sobre a destruição de Jerusalém pela Babilônia
Com a morte de Josias, Jeremias se entristeceu muito e compôs um cântico de lamento em homenagem a Josias (2 Crônicas 35:35). A bíblia diz que até hoje todos os cantores e cantoras homenageiam Josias com cânticos de lamento.
Jeremias continuou profetizando ao longo dos reinados dos próximos três reis, mas o povo não o ouvia, além de os reis também serem idólatras e desdenharem de Deus.
Quando Nabucodonosor conquistou e destruiu Jerusalém, Jeremias pode ver com seus próprios olhos parte de suas profecias se cumprindo quando houve toda a destruição causada pela Babilônia (Jeremias 52:12-14).
Porém, mesmo vendo o cumprimento das profecias, Jeremias continuou sendo ignorado pelo povo.
Jeremias segue firme sua missão
Apesar de toda rejeição, Jeremias seguiu firme o seu chamado e continuou alertando a população, repreendendo o povo e chamando-os ao arrependimento em quanto ainda havia tempo.
Após a queda de Jerusalém, a fama de Jeremias já havia se espalhado por diversos lugares e ele permaneceu em Jerusalém, ficando com o restante dos judeus que não foram levados cativos.
Com o assassinato do governador atual de Judá, Gedalias, realizado por Ismael, um judeu fanático, muitos judeus fugiram para o Egito com medo de uma represália dos babilônios (Jeremias 42).
Porém, Jeremias havia dito a eles que não deveriam ir. Mas a história conta que mesmo assim eles foram e, ao que parece, ele acabou sendo obrigado a seguir os fugitivos (Jeremias 43).
No Egito, o profeta Jeremias, já com mais de 70 anos, continuou pregando a Palavra de Deus e profetizou que Deus iria trazer restauração (Jeremias 44).
Ele também profetizou sobre uma nova aliança, que um dia Deus iria estabelecer no coração das pessoas, sendo essa profecia cumprida em Jesus (Jeremias 23,5-6; 31:33-34).
As lições deixadas por Jeremias
A história de Jeremias é muito longa e repleta de diversas outras profecias e pregações. Entretanto, de forma geral, vemos um homem fiel e temente a Deus que, mesmo enfrentando uma sociedade completamente idólatra e de coração endurecido, não deixou de ouvir e obedecer ao Senhor.
Suas profecias se cumpriram e muita destruição, sofrimento e dor aconteceram simplesmente pelo fato de o povo se virar contra Deus e se tornarem idólatras.
Ainda assim, podemos perceber que, mesmo diante a infidelidade, Deus, em sua infinita misericórdia, teve compaixão do povo e prometeu a restauração e renovo da vida e do coração das pessoas que se voltassem para ele.
Muitas vezes nos voltamos contra Deus e não queremos ouví-lo. Mas, através de sua graça e misericórdia, Ele está sempre disposto a nos perdoar e nos renovar.
Ainda assim, precisamos refletir sobre nossa vida espiritual e buscarmos sermos constantes com Deus, mesmo em meio às aflições da vida. Porque, de certa forma, em meio às adversidades é o momento onde mais vemos a manifestação da Sua glória.