BIBLIA LEGAL

Quem era Jairo?

Jairo, um líder da sinagoga, angustiado pela doença de sua filha, buscou Jesus e suplicou por ajuda. Com compaixão, Jesus foi ao encontro da menina e a ressuscitou. Jairo testemunhou o poder divino do Mestre aprendendo que a fé e a confiança em Deus trazem vida onde há desespero.

Nesse texto você irá conhecer a história de Davi:

  • Quem era Jairo
  • História de Jairo
  • A Filha de Jairo
  • A cura da Filha de Jairo

quem-era-jairo

História de Jairo

Jairo, mencionado nos evangelhos de Mateus (9:18-26), Marcos (5:21-43) e Lucas (8:40-56), era um líder da sinagoga em Cafarnaum e sua descendência ou origem não é especificada nas escrituras.

Ele era um judeu de linhagem levítica, descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote (Lucas 1:5) e vivia na cidade de Cafarnaum, às margens do Mar da Galileia.

Como líder da sinagoga, Jairo ocupava uma posição de destaque na comunidade judaica local. Ele era responsável pela administração da sinagoga e pela organização dos cultos e ensinamentos religiosos.

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

A Filha de Jairo

A história bíblica conta que Jairo tinha uma filha de 12 anos que estava acometida de uma grave doença e prestes a morrer: “Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão” (Lucas 8:42).

Então, já sabendo que Jesus era um homem usado por Deus e que tinha o dom de curar pessoas, ele roga a Ele que vá até sua casa orar pela menina: “E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa” (Lucas 8:41).

Foi quando uma pessoa pediu a Jairo que parasse de incomodar Jesus, pois a menina já estava morta: “Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre” (Lucas 8:49). “Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva” (Lucas 8:49,50). Foi quando um grande milagre aconteceu na vida de Jairo e de sua única filha.

A Cura da Filha de Jairo

A cura da filha de Jairo foi um evento emocionante e poderoso registrado nos Evangelhos (Marcos 5:35-43; Lucas 8:49-56).

Após clamar para que Jesus fosse a sua casa, o Mestre atendeu ao pedido de Jairo. Chegando à casa, Jesus encontrou um alvoroço de pranto e lamento. Ignorando o ceticismo dos que zombavam dele, Jesus disse: “Não chores, ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta” (Lucas 8:52).

Ele entrou no quarto, pegou a mão da menina e a chamou: “Talitá cumi!” que significa “menina, eu te ordeno, levanta-te!” Instantaneamente, a filha de Jairo se levantou, começou a andar e a alegria e o espanto tomaram conta de todos: “E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido” (Lucas 8:55-56)

Esse evento extraordinário demonstrou o poder absoluto de Jesus sobre a morte e o domínio que Ele tinha sobre a vida.

A história de Jairo nos mostra a importância da fé e da confiança em Deus, mesmo diante de circunstâncias desesperadoras. Jairo buscou a ajuda de Jesus e não desistiu, mesmo quando a situação parecia impossível.

Seu relato também destaca a compaixão e o poder divino de Jesus, capaz de trazer vida e esperança onde há desespero. Por fim, Jairo nos inspira a perseverar em nossa fé, acreditar nas promessas de Deus e confiar que Ele pode realizar milagres em nossas vidas, mesmo diante dos desafios mais difíceis.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?