BIBLIA LEGAL

Quem foi Estevão na Bíblia

Estevão foi um dos primeiros diáconos da igreja primitiva, conhecido por sua sabedoria e pregação poderosa. Foi perseguido pelos líderes religiosos judeus, julgado e acusado de blasfêmia. Foi apedrejado até a morte. Sua morte inspirou muitos a permanecerem firmes em sua e marcou o início de uma grande perseguição contra os cristãos.

Nesse texto você irá entender:

  • Quem foi Estevão na Bíblia
  • História de Estevão
  • Estevão é escolhido Como Diácono
  • A morte de Estevão

quem-foi-estevão

História de Estevão

Estevão foi um dos primeiros diáconos da igreja primitiva e um homem cheio do Espírito Santo, sábio e poderoso na pregação (Atos 6:5-6). Sua cidade natal é desconhecida, mas era um judeu e falava grego. Não há registro se era casado.

Estevão conheceu o evangelho por meio dos apóstolos, que o escolheram como um dos sete homens para servir as mesas na igreja primitiva em Jerusalém (Atos 6:2-4). Sua dedicação e amor pelos necessitados o fizeram um líder respeitado na comunidade cristã.

Suas pregações e convicções religiosas levaram a perseguição pelos líderes religiosos judeus, culminando em sua morte por apedrejamento (Atos 7:54-60). Seu exemplo de coragem e fé inspirou muitos a permanecerem firmes diante da perseguição e é um exemplo para todos os cristãos hoje.

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Estevão é escolhido Como Diácono

Em Atos 6:1-7, a Bíblia relata que a igreja primitiva em Jerusalém estava crescendo rapidamente e, como resultado, surgiram problemas com a distribuição de comida para as viúvas e os necessitados.

Os apóstolos decidiram que era necessário escolher sete homens para servir às mesas e cuidar dessas necessidades práticas, para que os apóstolos pudessem se concentrar na pregação da Palavra de Deus.

Então, Estevão foi escolhido como um dos sete homens para esse serviço, pois ele era descrito como sendo cheio do Espírito Santo, sábio e poderoso na pregação (Atos 6:3,5-6).

Com isso, Estevão foi ungido pelos apóstolos como diácono e servo do evangelho: “E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos” (Atos 6:6).

A bíblia conta que ele era muito usado por Deus e usou seus dons e talentos para servir aos necessitados e compartilhar a mensagem de Jesus com todos que encontrava: “E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (Atos 6:8).

A morte de Estevão

Certo dia, Estevão estava pregando a Palavra de Deus em Jerusalém quando foi acusado falsamente pelos líderes religiosos judeus de blasfêmia contra Moisés e Deus.

Em Atos 7, Estevão responde às acusações com um longo discurso que apresenta a história da salvação desde Abraão até Jesus, apontando para a rejeição dos profetas e do próprio Jesus pelos judeus.

Ao terminar seu discurso, Estevão foi interrompido por gritos de raiva e ódio, e a multidão o levou para fora da cidade, onde começaram a apedrejá-lo.

Enquanto estava sendo apedrejado, Estevão clamou a Jesus, dizendo: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59). Ele também orou para que Deus perdoasse seus agressores: E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”  (Atos 7:60).

Estevão morreu como um mártir pela causa do evangelho, mas seu testemunho corajoso e sua morte inspiraram muitos outros cristãos a permanecerem firmes em sua fé mesmo diante da perseguição e da morte.

A história de Estevão é uma inspiração para os cristãos de todas as épocas. Sua vida e morte nos ensina sobre a importância de sermos fiéis a Jesus, mesmo diante da perseguição e do sofrimento. Devemos ser corajosos em nossa defesa da verdade e não ceder às pressões do mundo para comprometer nossa fé.

Além disso, devemos seguir o exemplo de Estevão em orar pelos nossos inimigos e perseguidores, demonstrando amor e compaixão mesmo em meio a circunstâncias difíceis.

A história de Estevão é uma lembrança poderosa de que o evangelho é uma mensagem de amor e esperança que pode mudar vidas e transformar o mundo.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?