Lázaro é conhecido na narrativa bíblica como o homem que foi ressuscitado por Jesus Cristo após ter falecido há 4 dias. Irmão de Maria e Marta, morava em Betânia da Judéia e, segundo as escrituras, era um amigo próximo de Jesus Cristo (João 11:1-44).
Nesse texto você irá descobrir:
- História de Lázaro
- Significado do nome de Lázaro
- A morte de Lázaro
- A ressureição de Lázaro
- Jesus janta com Lázaro após sua ressureição
- Qual foi a doença de Lázaro?
História de Lázaro
Pouco se sabe sobre a história de Lázaro ou suas características pessoais, apenas as informações sobre suas irmãs, o local onde morava e alguns detalhes de sua morte e ressureição.
As escrituras também relatam que Lázaro e sua família tinham certa proximidade com Jesus, mencionando o amor do Mestre por aquela família, tendo visitado-os algumas vezes durante seu ministério (João 11:3,5).
Significado do nome de Lázaro
O nome Lázaro é originado do hebraico, sendo uma forma abreviada do nome Eleazar, que significa “aquele a quem Deus ajudou” ou “Deus socorreu”. E isso nos leva a analisar que, de certa forma, seu nome estaria relacionado ao milagre que ocorreria em sua vida muitos anos depois: a ressureição.
Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!
► Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento
A morte de Lázaro
Conforme nos conta as escrituras, Lázaro adoeceu gravemente e faleceu.
Ao saber de seu falecimento, Jesus ainda permaneceu dois dias no lugar onde estava, antes que fosse até o local onde Lázaro e sua família viviam (João 11:5-6).
Ao contar para seus discípulos o que havia ocorrido, Jesus disse que Lázaro “adormecera” e precisava ser acordado. Porém, os discípulos não entenderam, então Jesus disse claramente: “Lázaro morreu” (João 11:11-14).
A ressureição de Lázaro
Após 4 dias do falecimento, Jesus e seus discípulos chegaram em Betânia e encontraram as irmãs de Lázaro desesperadas pelo morte de seu irmão. Foi nesse momento que Jesus se comoveu muito com a dor daquelas mulheres e, então, chorou (João 11:33-35).
A primeira a ir ao encontro de Jesus foi Marta, que aos prantos lhe disse que Lázaro não teria morrido se Ele tivesse chegado mais cedo.
Jesus, cheio de confiança e muito amoroso disse para Marta que Ele tinha poder para ressuscitar Lázaro. Porém, ela pensou que Ele estivesse falando sobre a ressurreição do fim dos tempos (João 11:24-26).
Em seguida, Marta foi buscar sua irmã, Maria, que também foi se encontrar com Jesus. Ao encontra-lo, ela ajoelhou-se, chorando, aos pés do Mestre e as pessoas que estavam com ela também choravam. Então, Jesus perguntou onde estava o corpo de Lázaro (João 11:28-34).
Ele pediu para ir até o local onde Lázaro havia sido sepultado, e chegando lá pediu que a pedra que tampava o túmulo fosse retirada (João 11:38-39). Marta questionou o pedido de Jesus, dizendo que o corpo já cheirava mal.
Porém, Jesus disse-lhe: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus”? (João 11:40).
Então, Jesus ergueu suas mãos para o céu, fez uma oração a Deus e, em seguida, clamou com alta voz: “Lázaro, sai para fora” (João 11:43) e, milagrosamente, Lázaro é ressuscitado e sai de dentro da sepultura.
Lázaro saiu com os pés e as mãos amarradas com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, Jesus ordenou que o desamarrassem (João 11:41-44).
Todas as pessoas que lá estavam e que viram esse milagre ficaram surpresas com a ressureição de Lázaro e muitos passaram a crer em Jesus.
Jesus janta com Lázaro após sua ressureição
Um tempo depois, seis dias antes da Páscoa, em sua última semana terrena Jesus volta à casa de Lázaro para visitar ele e suas irmãs (João 12:1-2).
Então, ali prepararam um jantar para Jesus onde Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Foi nessa ocasião que Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro e derramou nos pés de Jesus, enxugando-os com os seus cabelos, representando seu amor e sua gratidão.
Qual foi a doença de Lázaro?
A Bíblia não diz claramente qual foi a causa da morte de Lázaro, apenas que ele estava doente (João 11:1-3). O que sabe é que sua doença era muito grave, motivo esse que o levou à morte.
O fato é que esse grande milagre fez com que muitas pessoas se converteram a Jesus, mostrando o quanto Ele é poderoso para fazer o impossível na vida das pessoas.
Além disso, a história da ressureição de Lázaro também nos leva a compreender que Jesus sempre age na hora certa. Ele nunca chega atrasado e nunca irá desamparar aqueles que necessitam de sua Presença, do Seu amor e do Seu poder.