BIBLIA LEGAL

Quem foi Ezequias?

Ezequias foi rei de Judá. Ele buscou a Deus e promoveu reformas religiosas, destruindo ídolos e restaurando a adoração verdadeira. Deus o abençoou, concedendo-lhe vitória contra inimigos. Um tempo depois, Ezequias adoeceu, orou e Deus o curou, prolongando sua vida (2 Reis 18-20).

Nesse texto você irá entender:

  • Quem foi Ezequias
  • A história de Ezequias
  • O Rei Ezequias
  • Ezequias e os Assírios
  • A cura de Ezequias

quem-foi-ezequias

A História de Ezequias

Ezequias, natural de Jerusalém, foi um rei justo de Judá. Ele se destacou por seu compromisso com Deus e seu esforço em promover mudanças religiosas em um tempo de apostasia.

A história de Ezequias também é conhecida por ele ter retirado os ídolos do meio do povo e restaurar a adoração ao verdadeiro Deus, obedecendo aos mandamentos divinos (2 Reis 18:3-6). Além disso, ele enfrentou a ameaça assíria liderada por Senaqueribe, confiando em Deus e sendo libertado miraculosamente (2 Reis 18:13-19:37).

Ezequias foi também conhecido por ter buscado a Deus em um momento de doença, sendo curado com a promessa de vida prolongada (2 Reis 20:1-11).

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

O Rei Ezequias

Ezequias foi escolhido por Deus para liderar uma reforma religiosa em Judá. Ele assumiu o trono como rei aos 25 anos e imediatamente começou a eliminar os ídolos e altares pagãos que haviam sido estabelecidos pelo seu pai, Acaz (2 Reis 18:1-4).

Com grande determinação, Ezequias restaurou a adoração ao Deus verdadeiro, reafirmando a importância da obediência aos mandamentos divinos. Ele destruiu os postes-ídolos, quebrou as imagens e até mesmo o próprio ídolo de bronze chamado de “serpente de bronze” que havia sido objeto de adoração: “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã” (2 Reis 18:4).

Ezequias tinha plena confiança em Deus e seu compromisso em remover a idolatria do meio do povo era evidente em suas ações e liderança.

Ezequias e os Assírios

Quando Senaqueribe, rei dos assírios, decidiu lutar contra Jerusalém, Ezequias tomou várias medidas para proteger a cidade e buscar a ajuda de Deus. Ele fortificou as muralhas da cidade, construiu torres de proteção e organizou um exército para a defesa (2 Crônicas 32:2-5).

Ezequias também incentivou o povo a confiar em Deus e não temer, lembrando-os da grandeza do Senhor e de suas intervenções passadas: “Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá” (2 Crônicas 32:7-8).

Ele buscou a orientação do profeta Isaías, que confirmou a vitória de Deus sobre Senaqueribe (2 Crônicas 32:20-21). Então, ele orou fervorosamente ao Senhor, pedindo livramento e proteção (2 Reis 19:14-19).

Deus ouviu sua oração e enviou um anjo para destruir o exército assírio, salvando Jerusalém: “Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres” (2 Reis 19:35-37).

A cura de Ezequias

Um tempo depois, Ezequias adoeceu gravemente, chegando à beira da morte. Então, o profeta Isaías foi enviado por Deus para anunciar que ele não se recuperaria: “Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás” (2 Reis 20:1).

Ezequias, profundamente angustiado, virou-se para a parede e orou ao Senhor, lembrando-o de sua fidelidade e de como andara diante d’Ele com integridade de coração: “Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo” (2 Reis 20:2-3).

Deus ouviu sua oração e enviou Isaías novamente com uma mensagem de cura. O profeta o instruiu a aplicar uma pasta de figos no local afetado e disse que Ezequias seria curado dentro de três dias (2 Reis 20:4-7). No terceiro dia, Ezequias se recuperou completamente. Deus mostrou misericórdia e estendeu sua vida por mais quinze anos.

A história de Ezequias nos ensina a confiar em Deus em tempos de adversidade, buscar Sua orientação em oração, lembrar-se de Sua fidelidade passada, buscar a retidão diante d’Ele e permanecer firme em Sua palavra.

Também nos lembra que Deus é capaz de curar, responder às nossas orações e estender nossa vida quando buscamos Sua vontade. A história de Ezequias nos encoraja a confiar em Deus em todas as circunstâncias e a buscar Sua presença em momentos de desafios e doenças.

Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?

Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?