BIBLIA LEGAL

Quem foi João Batista?

João Batista foi um profeta e pregador que anunciou a vinda do Messias. Uma das pessoas mais importantes do novo testamento, ele é conhecido por ter batizado Jesus no rio Jordão e, também, por chamar as pessoas ao arrependimento de seus pecados e a conversão de seus maus caminhos.

Nesse texto você irá descobrir:

  • História de João Batista
  • Os pais de João Batista e o anúncio de seu nascimento
  • O nascimento de João Batista
  • Batismo de Jesus por João Batista
  • A morte de João Batista

história-de-joão-batista

História de João Batista

João Batista anunciava constantemente a vinda do Messias, que seria Jesus Cristo, sendo ele conhecido como “a voz que clamava no deserto” (Lucas 3:4).

Ele usava roupas de pelos de camelo, um cinto de couro em volta da cintura e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre (Marcos 1:6).

Seu chamado de profeta fazia dele um homem destemido que enfrentava o sistema religioso e declarava publicamente os pecados dos líderes religiosos (Lucas 3:7).

Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!

► Especialista em Hermenêutica Bíblica,  Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Além disso, ele clamava constantemente para que as pessoas se arrependessem de seus pecados e se convertessem. As que se convertiam eram batizadas por ele como simbologia de uma nova vida a partir daquele momento.

Os pais de João Batista e o anúncio de seu nascimento

Os pais de João Batista eram Zacarias, um sacerdote judeu, e Isabel. A bíblia conta que eles eram idosos e ainda não tinham tido filhos, pois Isabel era estéril e o casal já era avançado em idade (Lucas 1:18-19).

Um dia, enquanto Zacarias servia no templo, ele teve uma visão de um anjo que lhe anunciou a chegada de um filho que prepararia a vinda do Messias (Lucas 1:8-19).

Porém, Zacarias não acreditou na mensagem do anjo: “Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada. O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas.” (Lucas 1:18-19).

Por duvidar da mensagem, Zacarias acabou ficando mudo e incapaz de falar qualquer palavra até o nascimento do menino: “Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno” (Lucas 1:18-20).

Depois disso, o anjo também visitou a Isabel e lhe anunciou sua gravidez, pedindo a ela que, ao nascer, colocasse o nome do menino de João (Lucas 1:13), que significa “aquele que batiza” . Isabel acreditou na mensagem do anjo e, um tempo depois, engravidou.

O nascimento de João Batista

Quando João Batista nasceu, oito dias depois, ele ia ser circuncidado e queriam lhe dar o nome do pai. Porém, Isabel disse: “Não! Ele será chamado João” (Lucas 1:60), obedecendo a ordem do anjo Gabriel.

Após concordar, Zacarias voltou a falar imediatamente, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou o famoso cântico de Zacarias (Lucas 1: 68-80).

João cresceu no deserto e aos trinta anos começou a pregar o arrependimento e o batismo para a remissão dos pecados. Ele anunciava que estava por vir alguém que era maior do que ele, e que ele não era digno de desamarrar as sandálias de seus pés. João Batista falava com autoridade, e as pessoas eram atraídas pelo seu discurso (Lucas 3:16).

Batismo de Jesus por João Batista

Um dia, enquanto batizava diversas pessoas, Jesus apareceu no rio Jordão e foi batizado por João: “Então Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João. Mas João protestou: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus respondeu: “Deixe assim por agora; convém que façamos tudo o que é justo”. Então João concordou”. (Mateus 3:13-15)

Após o batismo, João testemunhou a descida do Espírito Santo sobre Ele, viu a imagem de uma pomba sobre a cabeça de Jesus e ouviu a voz de Deus, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).

Em seguida, Jesus foi levado ao deserto para ser tentado por satanás. Depois de ter passado por diversas provas, foi aprovado por Deus e, a partir de então, seu ministério começou.

A morte de João Batista

Por ser um profeta que criticava o sistema religioso e político enfrentando-os devido aos seus pecados, João Batista passou a ser muito perseguido.

Por declarar que o rei Herodes tinha um caso extraconjugal com Herodíases, esposa de seu irmão, Filipe, ele foi preso. Herodes queria mata-lo, mas devido à popularidade de João Batista, ele temia o povo.

Um dia, na festa de aniversário de Herodes, sua amante elaborou um plano para matar João. Ela deu instruções a sua filha, Salomé, que dançasse para o rei e seus convidados.

Ao fazer isso, o rei Herodes ficou encantado e disse a ela que pedisse qualquer coisa que ele daria.

Foi então, que, influenciada por sua mãe, ela pediu a cabeça de João Batista: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista. O rei ficou aflito, mas, por causa dos juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia mandou decapitar João na prisão. Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe” (Mateus 14:8-11).

Embora sua história tenha terminado em tragédia, João Batista deixou um grande legado que até hoje inspira pessoas no mundo todo, pois sua missão nos mostra que, mesmo em tempos difíceis, é possível permanecer firme em nossos valores e princípios.

Ele incentivou as pessoas a abandonar o pecado e viver uma vida mais plena e significativa em Cristo, além de ter sido a pessoa escolhida para batizar Jesus, fazendo com que, a partir dali, a profecia sobre a vinda do Messias se cumprisse.

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?