“Aleluia” é uma poderosa expressão de louvor e adoração a Deus e é utilizada para expressar alegria, gratidão e para reconhecer a grandeza de Deus e a vitória de Cristo sobre a morte. Mas qual a origem e o significado dessa palavra?
Nesse texto você irá entender:
- Significado de Aleluia
- Aleluia no Antigo Testamento
- Aleluia no Novo Testamento
- Aleluia nos dias de hoje
Significado de Aleluia
“Aleluia” é uma transliteração da palavra hebraica “Halleluyah” que significa “Louvem a Yah”. Yah é uma abreviação de Yahweh, que significa “Senhor”, transliterada no português como “Jeová”.
Já no termo grego, a palavra “aleluia” é uma transliteração do termo “Allelouia”, sendo esta também transliterada do hebraico “Halleluyah”.
Em ambos os casos, “aleluia” significa “louvai a Deus”, “louvai ao Senhor” e é encontrada principalmente nos livros de Salmos e Apocalipse. Tanto nos escritos bíblicos como no contexto cristão, “aleluia” é uma forma de expressão utilizada como um grito de alegria, gratidão e adoração ao Senhor.
Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!
► Especialista em Hermenêutica Bíblica, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento
Aleluia no Antigo Testamento
No antigo testamento palavra “aleluia” é encontrada principalmente no livro de Salmos onde é possível observar a sua utilização nos mais variados contextos.
Em Salmos 104:35, a palavra “aleluia” é utilizada no último versículo como uma expressão de louvor ao Senhor onde o salmista o glorifica com todo o seu ser: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor. ALELUIA!”
No Salmo 105:45, é usada para exaltar a fidelidade de Deus para com Seu povo: “Para que guardassem os seus preceitos, e observasse as suas leis. ALELUIA!”
E, por fim, no Salmo 150:6, lemos: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. ALELUIA!” e é utilizada para engrandecer a Deus por todo ser que respira.
Esses e diversos outros versículos destacam a importância do “aleluia” como uma declaração de adoração e gratidão ao Senhor.
Aleluia no Novo Testamento
A expressão “aleluia” no Novo Testamento está bastante ligada aos futuros eventos relatados em Apocalipse como, por exemplo, a volta de Jesus Cristo e, também, na glorificação a Deus.
Apocalipse 19:1-6 descreve uma multidão celestial louvando ao Senhor com “aleluia”, reconhecendo Sua justiça e poder:
“E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: ALELUIA! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: ALELUIA! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. ALELUIA! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: ALELUIA! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.”
Aleluia nos dias de hoje
A palavra “aleluia” continua a ser amplamente utilizada em orações, cultos e músicas gospel como uma expressão de louvor e gratidão a Deus. Nas orações pessoais, frequentemente recitam “aleluia” para exaltar a grandiosidade divina e demonstrar alegria em Sua presença.
Em cultos e celebrações, especialmente na música, a expressão “aleluia” se tornou um refrão comum em cânticos de adoração onde muitos hinos e canções gospel apresentam versos com “aleluia” para enfatizar a entrega e devoção a Deus.
Assim, o termo “aleluia” mantém seu significado espiritual relevante e permanece como uma manifestação vívida de fé e louvor em sua devoção diária
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário