BIBLIA LEGAL

Significado de Amém

A palavra “amém” é comumente utilizada no cristianismo ao final de orações, cânticos e sermões e é uma expressão de concordância, confirmação e fé. Os fiéis a utilizam como uma resposta afirmativa, encerrando momentos de adoração e reafirmando sua confiança nas palavras proferidas. Mas você sabe o que, de fato, significa a palavra “amém”?

Nesse texto você irá entender:

  • Significado de Amém
  • O que Significa Amém
  • Significado da palavra “amém” no Antigo Testamento
  • O que significa “amém” no Novo Testamento
  • Jesus como o próprio “Amém”
  • A importância do “amém” nas orações

significado-amém

O que Significa Amém

A palavra “amém” tem origem no hebraico antigo e é encontrada na bíblia tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Essa palavra deriva da raiz “āmān” que significa “ser firme”, “ser verdadeiro” ou “ser fiel” e é utilizada como uma afirmação solene para expressar concordância, certeza e confiança em relação ao que foi dito ou ao final e orações.

A palavra “amém” também é comumente conhecida no meio cristão como “assim seja”, enfatizando e esperança de que o que foi pedido na oração irá acontecer, conforme a vontade de Deus.

Dica Rápida:
Aprenda Como Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade!

► Especialista em Hermenêutica Bíblica,  Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem NÃO tem conhecimento

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Significado da palavra “amém” no Antigo Testamento

A palavra “amém” é encontrada em diversas passagens do antigo Testamento, normalmente sendo empregada em momentos de encerramento de profecias e orações:

“Então, Benaia, filho de Joaida, respondeu ao rei, e disse: AMÉM; assim diga o Senhor Deus do rei, meu senhor” (1 Reis 1:36).

“Disse, pois, Jeremias, o profeta: AMÉM! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras” (Jeremias 28:6).

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: AMÉM! E louvou ao Senhor” (1 Crônicas 16:36)

O que significa “amém” no Novo Testamento

O termo “amém” é uma expressão usada no Novo Testamento também para enfatizar a veracidade e a certeza das palavras proferidas.

Em algumas passagens, como em 2 Coríntios 1:20, o “amém” é utilizado para reforçar a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas: “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o AMÉM, para glória de Deus por nós.”

O Apóstolo Paulo também o utiliza para encerrar suas orações e bênçãos: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. AMÉM” (Romanos 16:27); “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. AMÉM” (Filipenses 4:23).

Esse termo representa uma resposta de confiança na vontade de Deus e é uma parte significativa da linguagem espiritual no Novo Testamento.

Jesus como o próprio “Amém”

Em Apocalipse 3:14, Jesus se apresenta como “o AMÉM, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” Aqui, Ele se identifica como a própria encarnação da verdade eterna.

O apóstolo Paulo, em certa ocasião, também mencionou Jesus como o “Amém”: “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o AMÉM, para glória de Deus por nós” (2 Coríntios 1:20).

Portanto, o “Amém” no Novo Testamento é uma afirmação da divindade e autoridade de Jesus Cristo, que é a encarnação da verdade de Deus.

A importância do “amém” nas orações

O “amém” possui grande importância espiritual ao final das orações, pois representa a confirmação e a aceitação da vontade de Deus, sendo uma expressão de fé, esperança e rendição à vontade divina. Ela representa a certeza da resposta às preces e uma afirmação da fidelidade de Deus.

O uso do “amém” nas orações encerra os momentos de comunhão com um ato de reverência e confiança, lembrando aos fiéis que estão em contato direto com o Criador e que Sua vontade prevalecerá.

Assim, o “amém” ao final das orações é uma declaração de confiança e submissão, fortalecendo o vínculo entre o fiel e seu Criador.

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?