BIBLIA LEGAL

O que Significa Aleluia?

“Aleluia” é uma poderosa expressão de louvor e adoração a Deus e é utilizada para expressar alegria, gratidão e para reconhecer a grandeza de Deus e a vitória de Cristo sobre a morte. Mas qual a origem e o significado dessa palavra?

Nesse texto você irá entender:

  • Significado de Aleluia
  • Aleluia no Antigo Testamento
  • Aleluia no Novo Testamento
  • Aleluia nos dias de hoje

aleluia-significado

Significado de Aleluia

“Aleluia” é uma transliteração da palavra hebraica “Halleluyah” que significa “Louvem a Yah”. Yah é uma abreviação de Yahweh, que significa “Senhor”, transliterada no português como “Jeová”.

Já no termo grego, a palavra “aleluia” é uma transliteração do termo “Allelouia”, sendo esta também transliterada do hebraico “Halleluyah”.

Em ambos os casos, “aleluia” significa “louvai a Deus”, “louvai ao Senhor” e é encontrada principalmente nos livros de Salmos e Apocalipse. Tanto nos escritos bíblicos como no contexto cristão, “aleluia” é uma forma de expressão utilizada como um grito de alegria, gratidão e adoração ao Senhor.

Importante: Indicação Bíblia Legal

Formação em Teologia Online

Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?

► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia

→ CLIQUE AQUI PARA CONHECER ‼

Aleluia no Antigo Testamento

No antigo testamento palavra “aleluia” é encontrada principalmente no livro de Salmos onde é possível observar a sua utilização nos mais variados contextos.

Em Salmos 104:35, a palavra “aleluia” é utilizada no último versículo como uma expressão de louvor ao Senhor onde o salmista o glorifica com todo o seu ser: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor. ALELUIA!

No Salmo 105:45, é usada para exaltar a fidelidade de Deus para com Seu povo: “Para que guardassem os seus preceitos, e observasse as suas leis. ALELUIA!”

E, por fim, no Salmo 150:6, lemos: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. ALELUIA!” e é utilizada para engrandecer a Deus por todo ser que respira.

Esses e diversos outros versículos destacam a importância do “aleluia” como uma declaração de adoração e gratidão ao Senhor.

Aleluia no Novo Testamento

A expressão “aleluia” no Novo Testamento está bastante ligada aos futuros eventos relatados em Apocalipse como, por exemplo, a volta de Jesus Cristo e, também, na glorificação a Deus.

Apocalipse 19:1-6 descreve uma multidão celestial louvando ao Senhor com “aleluia”, reconhecendo Sua justiça e poder:

“E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: ALELUIA! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: ALELUIA! E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. ALELUIA! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: ALELUIA! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.”

Aleluia nos dias de hoje

A palavra “aleluia” continua a ser amplamente utilizada em orações, cultos e músicas gospel como uma expressão de louvor e gratidão a Deus. Nas orações pessoais, frequentemente recitam “aleluia” para exaltar a grandiosidade divina e demonstrar alegria em Sua presença.

Em cultos e celebrações, especialmente na música, a expressão “aleluia” se tornou um refrão comum em cânticos de adoração onde muitos hinos e canções gospel apresentam versos com “aleluia” para enfatizar a entrega e devoção a Deus.

Assim, o termo “aleluia” mantém seu significado espiritual relevante e permanece como uma manifestação vívida de e louvor em sua devoção diária

Quer Pregar com Conhecimento Bíblico Profundo?

Presbítero e Pregador da palavra Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até mesmo para quem Prega Pela Primeira Vez, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?