Débora foi uma profetisa e juíza de Israel que convocou e liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã, Jabim, após ter profetizado sua vitória sobre um exército muito grande.
Nesse texto você irá descobrir:
- Quem foi Débora?
- O marido de Débora
- A profecia de Débora
- Débora e a batalha contra o exército de Jabim
- O cântico de vitória
Quem foi Débora?
A história bíblica conta que Débora era uma mulher muito sabia, temente a Deus e usada em profecias.
Ela costumava ficar sentava debaixo de uma tamareira e o povo ia constantemente até ela para consultá-la a respeito de suas questões pessoais, ou seja, ela também era uma conselheira e intercessora (Juízes 4:4-5).
Além disso, Débora era a responsável por resolver as disputas daquele povo que estavam sendo oprimidos pelo rei de Canaã (Juízes 4:1-2).
Importante: Indicação Bíblia Legal
Formação em Teologia Online
Quer Ter Mais CONHECIMENTO BÍBLICO E TEOLÓGICO, Aprendendo De Forma Simples o que é Essencial para um Ministério Altamente Eficaz?
► Estude Teologia De Maneira Fácil E Descomplicada E Compreenda Com Profundidade as Doutrinas Essenciais da Bíblia
No tempo de Débora não havia rei sobre Israel e o povo era liderado por juízes. Os juízes eram pessoas influentes da sociedade que atuavam nas áreas militares, política e espiritual.
Em um momento difícil da história de Israel, o Senhor Deus usou Débora para profetizar a respeito de uma grande vitória que seria dada ao povo de Israel.
O marido de Débora
A bíblia relata que Débora era casada com um homem chamado Lapidote, mas não há maiores informações sobre quem ele era (Juízes 4:4).
No entanto, existem algumas discussões entre os teólogos acerca da expressão “mulher de Lapidote”.
Isso porque, devido ao significado de Lapidote ser “tochas”, alguns estudiosos acreditam que a expressão “mulher de Lapidote” não seja o nome do esposo de Débora, mas sim uma descrição sobre ela. Porém, essa teoria não é muito aceita por falta de provas que as confirmem.
A profecia de Débora
Certo dia, Débora recebeu uma profecia de Deus e chamou um guerreiro chamado Baraque para anunciar o que o Senhor havia comunicado a ela.
Débora disse a Baraque que Deus iria lhe dar vitória sobre o exército de Jabim, rei de Canaã e que, também, a vitória viria pelas mãos de uma mulher, ou seja, ela profetizou que uma mulher era quem mataria o chefe do exército inimigo.
Baraque, depois de ouvir as palavras de Débora, juntou dez mil homens de Israel e foram para a batalha (Juízes 4:6-7).
Débora e a batalha contra o exército de Jabim
O exército de Jabim tinha muitos carros de guerra e era mais poderoso que o exército de Israel, logo estavam em mais vantagem. Mas Débora orou e abençoou a Baraque e os israelitas mataram todos os soldados inimigos (Juízes 4:14-15).
Porém, Sísera, o comandante do exército de Jabim, fugiu e se abrigou na casa de uma mulher chamada Jael.
Jael, enquanto Sísera dormia na sua casa, pegou uma estaca e a encravou na testa de Sísera com um martelo, matando-o e cumprindo-se, assim, a profecia de Débora (Juízes 4:21-22).
O cântico de vitória
Débora e Baraque cantaram agradecendo a Deus pela vitória (Juízes 5:2-31) e, após essa terrível derrota, o reino de Jabim nunca mais se recuperou e acabou sendo destruído.
Baraque, por obedecer e acreditar em Débora, e reconhecê-la como uma mensageira de Deus, fez com que eles alcançaram a vitória.
E o que podemos aprender com a história de Débora é que Deus usa quem Ele desejar. Em um tempo onde as mulheres não tinham voz, Deus levantou uma mulher para profetizar e ser uma das principais responsáveis pela vitória de seu povo.
Um dos versículos mais lindos do cântico de Débora é o que o encerra, sendo repleto de palavras de gratidão a Deus: “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o Sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos (Jeremias 5:31).
Deus a tornou uma grande figura política e espiritual do país inteiro e, até hoje, sua história e seu cântico de vitória nos trazem grandes ensinamentos.
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário