Neemias foi o homem designado por Deus para liderar a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos há décadas. Mesmo em meio a muitas perseguições e ameaças para cumprir sua missão, ele obteve grande sucesso devido ao seu caráter, sua vida de oração e temor Senhor.
Nesse texto você irá descobrir:
- Quem foi Neemias
- A oração de Neemias
- Neemias e o início da reconstrução dos muros de Jerusalém
- Neemias se torna governador
Quem foi Neemias
Neemias era descendente de judeus que foram levados cativos na Babilônia por Nabucodonosor. Sua história é relatada no antigo testamento, porém não conta detalhes sobre sua vida. Apenas menciona que ele era copeiro do rei Artaxerxers I, um cargo de grande honra na corte persa.
Os copeiros geralmente eram eunucos e como não há relatos de que Neemias era casado e tinha filhos, muitos acreditam que ele era um deles. Entretanto, não há nenhuma passagem que confirme essa hipótese.
O livro que leva seu nome relata o papel fundamental de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém e também conta detalhes de como foram seus 12 anos de governo após essa grandiosa restauração.
Dica Valiosa:
Você gostaria de Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo?
Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
►Mais de 20 Mil Alunos Já se Capacitaram no MAIOR TREINAMENTO PARA PREGADORES Onde em Até 30 Dias Você Aprende a Elaborar Sermões Impactantes Mesmo Que Seja pela Primeira Vez e Nunca Tenha Feito Seminário!
A oração de Neemias pelos remanescentes de Judá
Certo dia, Neemias encontrou seu irmão Hanâni e perguntou acerca de como estavam os judeus que escaparam do cativeiro da Babilônia e acerca de Jerusalém (Neemias 1:2-3).
Foi quando seu irmão o informou que eles estavam em grande miséria e desespero e que os muros da cidade estavam totalmente destruídos (Neemias 1:2).
Neemias sentiu uma grande tristeza e as escrituras contam que ele chorou, jejuou e orou por vários dias (Neemias 1:4).
Sua tristeza era tão grande, que o até mesmo o rei Artaxerxes I percebeu sua dor e permitiu que Neemias fosse a Judá ajudar seu povo (Neemias 2:1-8).
Além de ter designado o chefe dos exércitos e diversos cavaleiros para acompanhar Neemias em sua viagem, o rei também deu cartas de recomendações para que os governadores de outros locais permitissem sua passagem até que chegassem a Judá (Neemias 21: -8).
Neemias e o início da reconstrução dos muros de Jerusalém
Ao chegar a Jerusalém, no meio da noite Neemias se levantou, chamou alguns dos homens que estavam com ele e foi verificar como estava a cidade (Neemias 2:12-13).
Foi quando ele se deparou com os muros completamente destruídos e suas portas queimadas pelo fogo (Neemias 2:14).
Então, Neemias disse: “Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.” (Neemias 2:17).
Prontamente, eles disseram: “Levantemos e edifiquemos” (Neemias 2:18), e logo começaram a se mobilizar para dar início a reconstrução dos muros.
Porém, um homem chamado Sambalate, inimigo dos judeus, opôs-se a Neemias na edificação dos muros e, juntamente com seus aliados, Tobias e Gesem, zombaram e desprezaram Neemias (Neemias 2:19).
Então, Neemias respondeu a Sambalote, dizendo: “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.” (Neemias 2:20).
A reconstrução dos muros de Jerusalém
Um grande número de pessoas, liderados por Neemias, participaram da reconstrução dos muros de Jerusalém. Dentre eles Eliasibe, um sumo sacerdote que, juntamente com seus irmãos e homens de Jericó, edificaram a porta do gado, uma das portas da cidade.
Diversos outros homens trabalharam ativamente na reconstrução das demais portas dos muros, sendo a porta dos peixes, porta velha, porta do vale, porta do monturo, porta da fonte, porta da prisão, porta das águas, porta dos cavalos, porta oriental, porta de Mifcade, porta das ovelhas e seus respectivos muros (Neemias 3:1-31).
A união foi tão grande que Sambalate se irou muito e junto com seus homens, por várias vezes, fizeram grande oposição e repressão ao povo de Israel, tentando de diversas formas impedir sua restauração (Neemias 4:1-3, 7-8, 10-12).
Porém, Neemias e seu povo não desistiram. Com muito trabalho, vigilância e oração, as constantes ameaças foram vencidas e depois de 52 dias os muros de Jerusalém estavam completamente restaurados (Neemias 6:15).
Neemias se torna governador de Jerusalém após a reconstrução dos muros
Com a total reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias se tornou governador e estabeleceu diversas reformas físicas, políticas e sociais para melhorar as condições de vida do povo.
Durante os doze anos de seu governo, nem ele e nem seus irmãos usufruíram de privilégios e nem oprimiram o povo como os antigos governadores, pois, segundo ele mesmo, temia muito a Deus (Neemias 5:15-15).
Por ter feito tanto pelo povo judeu e ter passado tantas situações difíceis para cumprir sua missão em Jerusalém, seu pedido ao Senhor era apenas que Ele se lembrasse dele: “Lembra-te de mim para bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo” (Neemias 5:19).
A história de Neemias nos mostra como Deus pode capacitar uma pessoa comum a realizar grandes coisas. De copeiro do rei, ele foi levantado como um grande líder, o que foi essencial para a reconstrução dos muros de Jerusalém.
Além disso, sua fidelidade a Deus e seu caráter fizeram dele um grande governador que, mesmo enfrentando diversos desafios e, até mesmo ameaças e perseguições, foi escolhido para mudar a história e a vida de milhares de pessoas.
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Especialista em Hermenêutica Bíblica, pelo Método de Gêneros e Contexto Bíblico, Já Treinou Mais de 15 mil Alunos, Ensina Interpretar a Bíblia com Facilidade em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Nunca Fez Seminário